TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção Psicossocial

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhembi Morumbi - UAM

Aléxia Lucena, Giovanna Maria, Júlia Dinis, Júlia Lira

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

São Paulo, SP

21 de outubro de 2016

Universidade Anhembi Morumbi - UAM

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Trabalho referente a disciplina Psicologia Social do período matutino do curso de Psicologia, da Universidade Anhembi Morumbi. Este documento segue à orientação do professor César Vilaça e, realizado pelas alunas Aléxia Lucena, Giovanna Maria, Júlia Dinis, Júlia Lira.

São Paulo, SP

21 de outubro de 2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO                                                                        3

2. Desenvolvimento do trabalho                                                4

2.1 Problema                                                                        4

2.2 Justificativa                                                                        4

2.3 Objetivos gerais                                                                5

2.4 Objetivos específicos                                                           6

2.5 Metodologia                                                                        6

2.6 Avaliação                                                                        7

2.7 Cronograma                                                                         8

3. Considerações finais                                                                9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                10

1. INTRODUÇÃO

        Há alunos de escolas em comunidades carentes que não possuem contato com cultura e arte. Pensando nisso, resolvemos criar um projeto em uma das escolas no distrito de São Mateus da cidade de São Paulo. Este projeto visa apresentar aos alunos da escola EMEF Cidade Tiradentes as artes plásticas e reciclagem. Nessa instituição pouco se tem de estrutura para que no ano letivo as crianças tenham atividades que fujam do usual - como aula de artes e sustentabilidade - e é muito importante para que cresçam tendo esse conhecimento.

Esta não é a primeira vez que essa escola irá receber um projeto próprio para seus alunos. Eles já receberam a colaboração de músicos que organizaram uma semana em que as crianças podiam ter um contato próximo com instrumentos musicais. Os músicos levaram diversos tipos de instrumentos na escola e durante 5 dias (em horário de aula) elas podiam conhecer estes instrumentos, tocar neles e aprender um pouco mais sobre música. Por ser de um bairro carente e mais afastado do centro da cidade, é difícil terem oportunidade de receberem projetos de intervenção psicossocial. A escola existe há 15 anos, e tem turmas do ensino fundamental I e II. Focamos no ensino fundamental I, pois é uma fase muito importante para o desenvolvimento e principalmente porque é essencial estimular a imaginação de uma forma criativa.

Percebemos que a arteterapia pode ser uma ótima alternativa para essas crianças que vivem em situações não ideais, porque dessa forma elas podem expressar os problemas que vivam em seu ambiente familiar de um jeito saudável e que nós psicólogas que estaremos acompanhando todo o projeto, possamos ajudá-las frente a isso da melhor maneira possível.

Esperamos que nosso projeto alcance nosso maior objetivo e que contemple todas as crianças; que consigamos entendê-las; auxiliá-las e mudar suas perspectivas.

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

2.1 Problema

     Pensamos buscar como alvo principal de intervenção deste projeto referenciais teóricos sobre consumismo, sustentabilidade e meio ambiente. A Psicologia Social aplicada possui um papel fundamental na compreensão de comportamentos inadequados em relação a problemas ambientais como o aquecimento global, poluição, assim como a produção de lixo e seu descarte inadequado, algo diretamente relacionado a processos de influência social normativa, Aroldo Rodrigues (2014, p. 567). Assim, noções de reciclagem e implementação de conscientização do meio ambiente para crianças são importantes, pois precisa-se de um compromisso com as gerações presentes e futuras para a consolidação de uma cidadania ecológica, de acordo com o artigo sobre “O Direito da Criança e o Direito Ambiental”. Há também uma relação com o consumismo no projeto, pois as crianças se mostram aptas a desenvolverem  e criarem seus próprios brinquedos e assim não utilizarem da persuasão do mercado consumidor. Como mostra Aroldo Rodrigues (2014, p. 571), a Psicologia Social aplicada pode promover comportamentos de consumo racional, baseadas em estereótipos e elementos normativos.

        

2.2 Justificativa

           Segundo o artigo Parangolé, Arte e Educação “a intenção do artista é provocar o público, convidando-o a abandonar o lugar de espectador, em atitude meramente contemplativa, e a ocupar o lugar de participante ativo na constituição da atividade criadora, experimentando também uma inundação sensorial do espaço circundante de cor, tato, movimento e improviso”. Junto a isso, é interessante ressaltar que essa importância da arte como atividade de criação é transformadora. Percebemos que a autora ressalta que a contemporaneidade busca sempre desconstruir uma ideia geral sobre a criança e enquanto isso, a arte contemporânea busca sempre a pluralidade e legitima aquilo que é singular e inusitado nas obras artísticas (Loponte, 2008). A arte desempenha um papel na formação das características psicológicas, porque constrói a realidade histórica, cultural, social de um sujeito. De certa forma, é emancipatória, já que possibilita autoconhecimento; reflexão; transcendência. (Resende, 2010). É importante pensar como na sociedade contemporânea, a noção generalizada de conhecimento que possuímos é a escola. Então, porque não pensar na arte dentro deste contexto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com