TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao Suicídio na Adolescência

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Discorrer sobre a temática do suicídio e tentativas de suicídio é algo delicado e que traz vastas ponderações. O tema instiga o pensamento acerca do motivo pelo qual sucede o aumento significativo desse tipo de agravo ao longo dos anos e a causa que o leva a ser tratado com tanto pudor pela sociedade, mesmo caracterizando um problema de saúde pública.

Segundo BARBOSA et al (2011 apud CRUZ e CAMARGO,2017 pág 14),  o termo suicídio tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) ecaedere (ação de matar), ou seja, é um ato que consiste em pôr fim, intencionalmente, à própria vida, é um ato voluntário em que o indivíduo, por motivos como, elevado grau de sofrimento, descontrole emocional, decepções, transtornos mentais e de ansiedade, vê na morte a solução de seus problemas.

O suicídio está entre as dez principais causas de morte em todo o mundo e entre as três principais em jovens com idade entre 15 e 34 anos, o que representa uma morte a cada 40 segundos (WHO, 2014 apud SANTOS , 2017).Os infográficos do 13º anuário Brasileiro de Segurança Pública (2019), baseados em informações fornecidas por fontes oficiais da Segurança Pública, evidenciam que a cada 100 mil habitantes a taxa média de suicídio é de 5,4.

Entretanto, as estatísticas relacionadas a esse tema são na maioria das vezes imprecisas, dado que os números contabilizados são provenientes somente das causas de morte assinaladas nos atestados de óbito. Ademais, em razão da hostilidade sofrida pelo suicida e por sua família, do preconceito existente na sociedade sobre tal assunto (no catolicismo o suicídio não tem salvação), portanto, os familiares, comumente, falsificam o atestado de óbito, alterando a causa da morte, a fim de amenizar o sofrimento de ter uma morte com causa suicida.

Conforme BARROS et al (2006), tem-se observado, nas últimas décadas, que o comportamento suicida tem crescido entre os jovens, sendo a adolescência uma fase bastante associada à morte por causas violentas. É um período do desenvolvimento marcado por diversas modificações biológicas, psicológicas e sociais; onde esses se encontram cada vez mais vulneráveis a dificuldade de viver o mundo devido a suas inseguranças, frustações, falta de oportunidade e etc; e essas mudanças, geralmente, são acompanhadas de conflitos e angústias, os deixando a mercê de seus impulsos. Às vezes, quando expostos às intensas e prolongadas situações de sofrimento, de desorganização, os adolescentes podem desenvolver patologias e tornar-se mais vulneráveis ao suicídio.

Em um dos capítulos será abordada a temática da atualidade dos vazamentos de fotos íntimas (nudes) na internet, conciliado com o suicídio. No entanto fotos de adolescentes são divulgadas, trazendo uma inevitável angústia e desespero a jovem, não somente pelo o ciclo de convivência social mas principalmente por sua família.

As vítimas sentem-se envergonhadas por sua intimidade ter sido lançada ao mundo e comentada por desconhecidos, familiares, amigos, colegas ou apenas conhecidos. Passando a ser difamada e consequentemente excluída da sociedade por ter adotado ações diferentes dos valores do grupo. O conflito emocional e desesperador é o que leva a cometer suicídio por sentir-se uma pessoa imoral, indigna, envergonhada e rejeitada pela sociedade. (CARVALHO, 2017)

O objetivo do estudo foi realizar um levantamento das produções científicas a respeito do suicídio na adolescência; e os objetivos específicos foram conhecer as principais causas de tentativas de suicídio no Brasil e as políticas públicas de prevenção

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sobre a temática suicídio, realizada em bases: Sciello, Lillas, Medline, Pepsic, Google acadêmico, Livros atuais. Através dos termos: Adolescência, Suicídio, Psicologia. Os critérios de inclusão serão: estudos do período de 20... a 2019, livros e artigos científicos em língua portuguesa, sites, textos completos. Os critérios de exclusão serão: estudos fora do período delimitado, artigos em língua espanhola, dissertações, teses, estudos que não compete à temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com