TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jandaia Mota

Trabalho Escolar: Jandaia Mota. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 04

A Teoria de Maslow

Maslow começou a trabalhar sua teoria no final da década de 30 e inicio da de 40, o mundo tinha acabado de sair da primeira Guerra Mundial. Sua teoria tinha como objetivo o humanismo.

A teoria de Maslow parte do principio de que a motivação surge de acordo coma satisfação de cada necessidade, esta ocorre de forma hierárquica.

Com a realização absoluta de uma necessidade o sujeito passa para a próxima e assim caminha até chegar as ultimas necessidades, melhor dizendo busca novas realizações.

Para melhor demonstrar Maslow desenvolveu a pirâmide das necessidades .

Estão na base da pirâmide as necessidades primarias: são as necessidades básicas e de vital importância, alimentação, o sono e o repouso, e desejo sexual que são prioridades. Em seguida, vem a necessidade de segurança e proteção, que constitui o segundo nível.

As necessidades secundarias que constituem o segundo nível são: necessidades sociais, como a procura de associação, participação, aceitação e amor.

Compondo o terceiro nivel estãoas necessidades de estima que são aquelas que envolvem o próprio indivíduo, a forma como ele se vê e se avalia. Estão relacionadas com a autoconfiança, auto-apreciação, status e consideração.

Por fim, as necessidades de auto-realização são as que estão no topo da hierarquia.

Nesse nível, o homem procura a realização do próprio potencial e auto-desevolvimento.

Segundo Maslow "Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho ´´

Estamos em um tempo que o empregador esta se importando com seu empregado, sendo assim criatividade e inovação, poderão se tornar possível para todos,com o objetivo de que o funcionário consiga atingirauto realização no local de trabalho. Partindo da idéia de que se a pessoa estiver suficientemente motivada ela conseguira superar qualquer dificuldade.

Essa linha de raciocínio então se aplica nas instituições que buscam mais rendimento do seu funcionário, sabendo que uma empresa é formada pelo próprio.

O funcionário é uma peça essencial para o processo organizacional, dessa forma a idéia é valorizá-lo para que o mesmo se motive , fornecendo resultados positivos.

A teoria de Maslow busca valorizar o ser humano e através de sua satisfação a instituição recebe em troca o resultado de sua motivação no trabalho.

Finalizando, ao se sentir motivado emocionalmente e profissionalmente o trabalhador encontra novos caminhos com o intuito de crescer e se realizar contribuindo para o seu próprio bem estar e para o rendimento da empresa. Ocorre uma troca, que resulta no melhor para ambos.

Suprindo suas principais necessidades o ser humano se motiva a buscar novas conquistas, através de metas, sempre em busca de algo novo para sua autorealização.

Esse movimento constante é a base da vida do ser humano e de extrema importância para o desenvolvimento do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com