TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

John B. Watson é o fundador da escola do pensamento, também conhecido como behaviorismo

Artigo: John B. Watson é o fundador da escola do pensamento, também conhecido como behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

John B. Watson (1878 - 1958) foi um psicólogo norte-americano e fundador da escola do pensamento, também conhecida como behaviorismo.

Watson apresentava a sua teoria de respostas condicionadas em estudos experimentais que realizava com crianças, o mais conhecido é o bebé “Albert” de 11 meses condicionando-o a ter medo de rato branco, sendo que o pequeno Albert, meses antes havia sido exposto a uma variedade de estímulos, incluindo rato branco, cachorro, coelho entre outros e ele nunca havia demonstrado qualquer tipo de medo em resposta a esses animais, ou seja, ele não temia antes de ser submetido ao condicionamento.

Para criar a relação de medo, sempre que o rato lhe era mostrado Watson provocava enorme barulho atrás da cabeça da criança. Em pouco tempo, apenas a visualização do rato já era suficiente para a criança apresentar sinais de medo.

Esse medo condicionado foi suficiente para que ele tivesse medo de outros estímulos similares como um coelho, uma pele branca ou a barba do pai natal.

Watson acreditava ser o comportamento humano igual ao da máquina, assim era possível prever e controlar o comportamento das pessoas.

Para Watson a psicologia devia limitar-se ao estudo objetivo do comportamento.

A observação, com e sem o uso de instrumentos; métodos de teste; o método de relato verbal e método do reflexo condicionado, são alguns dos métodos mais comuns usados por Watson.

A observação forma a base para os outros métodos, alguns métodos já eram utilizados, porém Watson apresentou analisar os resultados dos testes como uma prova do comportamento e não como indicadores das qualidades mentais. Para ele, o teste não era para determinar a inteligência nem ou a personalidade, era simplesmente para mostrar as respostas do indivíduo à situação do estimulo, no qual foi submetido ao teste.

Watson reprovava a introspecção, com isso o relato verbal se tornou muito controverso, já que alguns psicólogos acreditavam que esse era um ato comprometedor, porque para eles Watson inseria a introspecção pela porta dos fundos depois de tê-la expulsado pela porta da frente.

Ele aceitou o relato verbal porque as reações verbais podiam ser observadas objetivamente, era uma resposta para o behaviorismo, como qualquer outro tipo de resposta motora.

Após dois anos da fundação formal do behaviorismo, o método de reflexo condicionado passou a ser aceito. Nessa época os métodos condicionado eram pouco usados, Watson foi o responsável pela inserção na pesquisa psicológica americana.

Os elementos do comportamento, como os movimentos musculares do corpo e as secreções glandulares era os principais objetos de estudo da psicologia behaviorista de Watson. Considerada uma ciência do comportamento, ela tratava especificamente dos atos que fossem possivelmente descritos de forma objetiva, sem a aplicação de terminologias subjetivas ou mentalistas. O behaviorismo devia provocar esforços para conhecer o comportamento do organismo por completo.

Logo no início, Watson admitia a importância dos instintos no comportamento e chegou a escrever 11 instintos, inclusive um associado ao comportamento aleatório.

Próximo ao ano de 1925, Watson reavaliou o seu ponto de vista e deixou de lado o conceito de instinto, ele afirmou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com