TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA TECNICA A USINA LUIZ GONZAGA

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ITAPARICA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A USINA LUIZ GONZAGA

Paulo Afonso, BA.

2013

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A USINA LUIZ GONZAGA

Relatório de Visita Técnica apresentado ao Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica, para a disciplina de Popic, do curso Técnico de Segurança do Trabalho, Módulo 4, Turma A, Noturno, sob a orientação do professor Tarcisio.

Paulo Afonso, BA.

2013

INDICE

1. INTRODUÇÃO 04

2. USINA LUIZ GONZAGA - CONHECENDO AS INSTALAÇÕES 05

3. PRINCIPIOS BÁSICOS DE FUNCIONAMENTO DE UMA TURBINA 06

3.1 Partes Principais de uma Turbina Hidráulica 06

3.1.1. Caixa Espiral 06

3.1.2. Pré-Distribuidor 07

3.1.3. Distribuidor 07

3.1.4. Rotor e Eixo 07

3.1.5. Tubo de Sucção 07

3.1.6. Alternador 08

4. Transformadores 08

5. Conclusão 09

ANEXOS 10

Fotos das Placas de Sinalização de Segurança 10

Foto da Armazenagem dos Cilindros de Extintores de Combate a Incêndio 11

Foto do Painel de Instrumentos de Controle de Força 11

Foto da Caixa Espiral da Turbina 12

Foto do Rotor da Turbina 12

Foto do Movimento de Palhetas do Distribuidor 13

Foto dos Alunos do 4º Módulo de Segurança do Trabalho 13

1. INTRODUÇÃO

A Usina Hidrelétrica de Itaparica, batizada de Usina Luiz Gonzaga, em homenagem ao grande compositor nordestino, surgiu de um programa de desenvolvimento do governo brasileiro para a região Nordeste, nos anos 70. A construção da usina serviu como suporte para viabilizar o crescimento desta região, castigada pelas secas prolongadas, pela dificuldade de tratamento do solo e desenvolvimento da agricultura. Aproveitando as potencialidades do rio São Francisco, o local escolhido foi a cachoeira de Itaparica localizada entre as cidades de Petrolândia e Gloria na Bahia. Nesta área já existia a usina velha, que não mais atendia as necessidades de abastecimento de energia elétrica da região. A construção da barragem teve inicio em 1979 e durou 9 anos até o enchimento do lago e operação da usina em 1988. O seu reservatório ocupa uma área de 834Km e se estende da cidade de Petrolândia até Belém do São Francisco, abrangendo ainda os municípios de Itacuruba, Floresta em Pernambuco, Glória, Rodelas, Chorrochó na Bahia.

2. USINA LUIZ GONZAGA - CONHECENDO SUAS INSTALAÇÕES

Ao chegar à Usina Luiz Gonzaga, fomos recebidos pela Técnica de Segurança a Sr.ª Vera, que nos convidou a entrar nas instalações da Usina e nos levou para uma sala de vídeo, onde se apresentou de uma maneira mais adequada e iniciou uma breve palestra com todos os visitantes, na ocasião, frisou assuntos importantes como algumas NRs específicas que o Técnico de Segurança tem que impreterivelmente conhecer, pois estará em constante contato com estas, que seriam as NRs 05 - Cipa, 06 - EPI, 07 - PCMSO, 09 - PPRA, entre outras, além da importância de usar os equipamentos de segurança.

Após esse momento de descontração, conhecemos um funcionário da empresa que é o responsável por toda a parte de geração, controle e distribuição de energia da Usina, que nos mostrou como funciona todo o processo de geração de energia.

Em um dado instante de sua explicação sobre esse processo, nos informou que o sistema utilizado para disponibilizar a energia gerada é composto por uma subestação elevadora que altera a tensão de 16 kV para 500 kV, a partir desse ponto, a energia adquiri força suficiente para ser transportada e distribuída de subestação para subestação construindo assim o sistema de transmissão de energia da empresa CHESF.

Após todas essas explanações, começamos a conhecer as instalações da Usina, onde observamos cuidados importantes da empresa referente as sinalizações de segurança, uso dos equipamentos de proteção individual, além de ficarmos sabendo que a empresa tem uma brigada de incêndio própria e um sistema de combate a incêndio totalmente automatizado.

Mais adiante, conhecemos alguns equipamentos de segurança e de controle de força, que são responsáveis pela distribuição ou interrupção da energia elétrica em alguns setores, os quais são eventualmente desligados para desenergizar uma determinada área, quando, por exemplo, se tem a necessidade de efetuar uma manutenção na rede.

Na sequencia das atividades, descemos ao subsolo, onde conhecemos as turbinas.

As turbinas hidráulicas são projetadas para transformar a energia hidráulica de um fluxo de água, em energia mecânica. Atualmente são mais encontradas em usinas hidrelétricas, onde são acopladas a um alternador elétrico, o qual é conectado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com