TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranja Mecânica

Casos: Laranja Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

O filme laranja mecânica aborda várias questões sociais, políticas e nos faz refletir sobre o comportamento humano. O personagem principal, Alex, é um jovem irreverente e tem determinadas atitudes que não são condizentes com os padrões de comportamento adotados pela sociedade.

Alex liderava um grupo de amigos que saia durante a madrugada espancando mendigos e violentando mulheres. Era um grupo totalmente “sem lei”. Numa dessas saídas, o grupo comete um homicídio e Alex, traído por seu bando justamente por ser extremamente autoritário e irreverente, vai para a prisão.

Depois de ter cumprido dois anos de prisão, ele foi escolhido para se submeter ao tratamento Ludovico. Este tratamento consistia em uma estratégia para deter a criminalidade na sociedade fazendo com que ele se tornasse incapaz de qualquer ato violento e garantisse a liberdade imediata. Alex foi colocado para assistir filmes de violência, mas antes foi injetado nele um medicamento que lhe provocava muito enjôo. Alex não conseguia parar de assistir o filme, mesmo sentindo muita náusea, pois seus olhos estavam presos por ganchos. Portanto, Alex pôde associar as cenas que estava assistindo ao seu mal-estar físico se tornando incapaz de praticar qualquer ato de violência. Ao acabar este tratamento, ele volta para casa mas não é acolhido como esperava, então, ele se sente abandonado e sai pelas ruas. Mas encontra com várias de suas vítimas que tentam se vingar dele mas ele não consegue reagir por estar totalmente condicionado a não agir com violência. Ele encontra também com dois de seus “amigos” do bando que tentam afogá-lo. Logo depois ele pede ajuda numa casa que é justamente uma casa onde o bando já havia entrado. Um senhor, dono da casa, tinha ficado paralítico por conta da agressão do grupo e sua esposa tinha morrido, mas este o deixa entrar ,porém, logo o reconhece e assim embriaga o jovem e tenta fazer com que este se suicide.Alex se joga da janela mas não morre.

O tratamento Ludovico se tornou muito polêmico depois da tentativa de suicídio do Alex e assim, o governo teve que fazer uma espécie de acordo com Alex para que este apoiasse o governo nas eleições, pois a imagem do governo estava muito danificada, após a repercussão deste tratamento no jovem. Acredito que o comportamento social pode ser controlado e condicionado baseados na teoria de Watson e Skinner, como foi feito com Alex fazendo com que o mal-estar físico se ligasse a qualquer comportamento violento, fazendo com ele se tornasse incapaz de cometer algo violento devido ao mal-estar que sentia. Porém, acho que esse método, no filme, foi aplicado de forma muito brutal, sem ética e desrespeitando os limites do ser humano, deixando o Alex impossibilitado de conviver na sociedade tranquilamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com