TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Laranja Mecânica

Pesquisas Acadêmicas: Análise De Laranja Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas Pedagógicas

Psicologia da Educação

Relatório do filme “Laranja Mecânica”

O filme mostra a historia de um jovem inescrupuloso, perverso e imoral, Alexander DeLarge. Que após “aprontar” muito, é preso por assassinato. Cansado de permanecer em um presidiário ele se submete a um tratamento experimental que promete “curar” a violência das pessoas (apenas com a intenção de se livrar logo de sua detenção).

Inicia-se o condicionamento, baseado no tratamento behaviorista. Ele começa tomando uma droga e depois assistindo cenas violentas sem poder fechar os olhos, nem ao menos piscar... e no começo, sua mente doentia até gostava, mas a droga começa a surtir efeito e o que antes era prazer, vai agora ficando insuportável, uma náusea e enjoo tomavam conta de seu ser, uma dor que ele não sabia explicar. E o pareamento estava feito! Ele sentiria esse enjoo e náusea sempre que presenciasse ou quisesse cometer atos violentos. E depois, um pareamento acidental deixou Alex perturbado... ver adicionado às cenas brutais, a Nona Sinfonia de Beethoven o fez simplesmente querer morrer ou “zerar” como ele mesmo diz.

Após duas semanas de tratamento, ele foi testado, aprovado e liberado para voltar para casa, pois não apresentava mais nenhum risco a sociedade. Mas o “x” da questão é: ele realmente foi “curado”?

Ele já não podia mais agredir ninguém, mas não porque seu interior havia mudado... Por dentro ele continuava o mesmo ser perverso, só que seus desejos eram reprimidos pela dor que ele sentia sempre que tentava ou pensava em voltar a suas antigas atitudes. Não houve cura psicológica, apenas falta de opções, medo da dor...

Observação: Do ponto de vista do Behaviorismo o tratamento foi bem sucedido, pois o alvo de estudo (o comportamento visível) foi modificado conforme eles desejaram... A manipulação comportamental foi executada com êxito, um verdadeiro sucesso...

Só não podemos dizer o mesmo de sua mente, que continuou doentia como sempre fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com