TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo PSI

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Independente 1

Leitura da Resolução CFP 008/2010 e do Texto: "Laudo psicológico? Reflexões éticas metodológicas sobre a dispersão das práticas psicológicas no judiciário", postados no Academus. Registre as especificidades do trabalho do Psicólogo Perito e do Psicólogo assistente técnico e suas implicações éticas.

De acordo com os textos o psicólogo perito é designado por nomeação de um Juiz para ajudar a Justiça no limite de suas pertinências, nas varas cíveis, criminais, de justiça do trabalho, da família, da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias a serem anexadas aos processos.

Em circunstâncias em que os conflitos entre as partes são muitos fortes. O perito psicólogo deve buscar um outro olhar sobre a demanda litigiosa, provendo subsídios necessários para auxiliar a decisão do juiz, utilizando-se de ferramentas psicológicos, e da escuta especializado do psicólogo, ao perito caberá elaborar o laudo, contendo as respostas apenas ao que lhe foi solicitado, respeitando as normas éticas de sua profissão e bem fundamentadas.

O psicólogo assistente técnico é convencionado para realizar avaliação psicológica, acompanhar o desenvolvimento do processo e explicar o trabalho do perito judicial, argumentando em seu parecer críticas ao laudo pericial, caso seja necessário. Ressaltando que este deverá ser da confiança da parte que o contratou para assessorá-la.

 Bem como o perito, o assistente técnico deve empregar todo instrumental técnico científico disponível para realização o seu trabalho. Os documentos elaborados por psicólogos tem que basear-se unicamente em métodos e técnicas psicológicos e fundamentados em referencial técnico científico, respeitando as regras éticas contidas no pelo Código de Ética Profissional e pelas Resoluções do CFP.

É imprescindível que o psicólogo perito ou psicólogo assistente técnico não tenha nenhum parentesco ou qualquer vínculo profissional com a pessoal a ser atendida, nem que deixe este vinculo estabelecer durante o processo no qual prestará seus serviços, preservando assim uma das regras da ética profissional psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com