TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo Psicológico

Por:   •  27/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Identificação

Paciente: João Felix Martial Zambrotta

Data de nascimento: 01/10/2010

Escolaridade: Fundamental I (5º Ano)

Cidade: Rio de Janeiro

Descrição

Foi solicitado pelo pedagogo e diretor do Grêmio de Artes da Escola Nossa Senhora da Piedade, Pedro Vasquez de Alcantara, devido o paciente João Felix ter apresentado comportamentos agressivos durante as aulas em sua instituição de ensino. O pedagogo observou a postura da criança, levando ao conhecimento de sua mãe, a qual salientou que a mesma apresentava tal comportamento em casa e em outras atividades extraclasse.

Procedimento

Foram feitas dez entrevistas com o paciente, em todas a criança apresentou apatia às perguntas as quais foram feitas, por vezes demonstrando raiva por estar no consultório. No entanto, na presença da mãe, por vezes João se sentia mais confortável e se abria mais. A mãe, Kátia Zambrotta sentiu certa dificuldade em explicar os possíveis motivos para aquela situação, pois a mesma se encontrava em dois empregos e as vezes se sentia um pouco distante do filho. Planejou-se utilizar os testes de WISC e Rorschach.

Análise

Foi analisado as seguintes informações dos testes utilizados:

WISC: escore verbal Q.I 135

escore de execução Q.I 115

escore total Q.I 128

Trata-se, portanto, de uma criança com capacidades intelectuais bem altas e que se classificou alta superioridade no aspecto geral. Se demostrou uma criança em um conflito interno, reagindo em ao fato do afastamento de sua mãe e a falta de atenção em certos momentos, preocupada com sua reputação na escola e com repressão da afetividade. É perceptiva ao ambiente, criativa, com grandes tendências a pintura e arte, dada a sensibilidade que demonstra.

Conclusão

De maneira geral, os testes confirmaram o que foi obtido através das entrevistas. João é extremamente inteligente, no entanto o afastamento e a falta de atenção por parte da família e alunos da escola, gerou essas ações agressivas com os demais presentes em seu ambiente de convívio. É orientado para o pedagogo exercitar o lado artístico da paciente e incentivar a aproximação dos companheiros em sala de aula por meio de atividades grupais e para a mãe procurar ter momentos de lazer e estudo com o filho pelo menos aos fins de semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com