TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laudo Psicológico de Avaliação Neuropsicológica

Por:   •  8/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

LAUDO PSICOLÓGICO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

1. IDENTIFICAÇÃO

Autora: Lays Cristina Ferreira Galvão CRP: 00/0000

Interessado: Professora Valquíria César Valadão

 

Finalidade: Avaliar funções cognitivas e executivas        

Nome: Doristânia de Miranda Souza  

D/N:20/10/1978        Idade: 45 anos.

Escolaridade: Graduada em Administração

Período de Avaliação: setembro-outubro/2023.

2. DESCRIÇÃO DA DEMANDA

Motivo do encaminhamento: Avaliar as funções cognitivas e executivas, além do paciente descrever que tem dificuldade em compreender o que ler e expressar o que entendeu, e sinais de ansiedade.

Procedimento: Para uma avaliação neuropsicológica os pilares essenciais são realização de entrevista para coletar dados sobre a paciente; a execução de observação comportamental; escolha das escalas, técnicas e teste de avaliação que irá compor a bateria de testes; aplicação e execução da bateria selecionada; integração e análise dos resultados. A aplicação dos testes foi realizada em um ambiente reservado e com pouco ruído, para que a paciente pudesse se sentir confortável e a vontade, redirecionei-la para uma sala reservada. Respeitando estas normativas, esta avaliação foi realizada em 4 atendimentos presenciais de 50 minutos cada, cuja metodologia utilizada foi:

  • Entrevistas de anamnese sobre a queixa cognitiva e linguagem, com dificuldades para ler, aprender e descrever o que entendeu, isso acontece deste a terceira série, quando sua irmã recebeu um “belisco” da professora, e com frequência dá um branco em sua mente, esquecendo facilmente as coisas, sente-se com cansaço excessivo, se frustrando facilmente, aumentando a sua irritabilidade. Diz que em sua família tem irmãos mais velhos com doenças neurológicas, sentindo muitas dores de cabeça, que também tiveram problemas na aprendizagem, e ela tem a audição com nível baixo.  
  • Observação clínica durante as sessões de avaliação;
  • Entrevista devolutiva para explicação dos resultados e entrega do laudo;
  • Mensuração das funções cognitivas através dos testes e instrumentos listados abaixo;

Os testes utilizados nesse procedimento avaliavam as seguintes funções cognitivas e executivas: atenção, inteligência, linguagem, memória, percepção visual e personalidade.

Listas de testes utilizados com conclusão:

  1. Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II)  

Fatores

EB

Percentil

Classificação

Assistência

51

80

Escore Extremamente Alto

Intracepção

45

95

Escore Extremamente Alto

Afago

39

80

Escore Extremamente Alto

Deferência

50

55

Escore Médio Forte

Afiliação

58

75

Escore Extremamente Alto

Dominância

33

80

Escore Extremamente Alto

Desempenho

51

50

Escore Médio

Exibição

37

75

Escore Extremamente Alto

Agressão

10

55

Escore Médio Forte

Ordem

31

20

Escore Extremamente Baixo

Persistência

44

50

Escore Médio

Mudança

38

60

Escore Médio Forte

Autonomia

44

80

Escore Extremamente Alto

Fatores de Segunda Ordem

EB

Percentil

Classificação

Necessidades afetivas

281

90

Escore Extremamente Alto

Necessidades de organização

124

35

Escore Fraco

Necessidades de controle e oposição

126

85

Escore Extremamente Alto

As descrições a seguir, foram consideradas em base da tabela de normas por sexo feminino.

  • Fator Assistência, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, sugerindo significativo de que a pessoa tem grandes desejos e sentimentos de piedade, compaixão e ternura, pelos quais ela deseja dar simpatia e gratificar as necessidades de um sujeito indefeso, defende-lo no perigo, dar-lhe suporte emocional e consolo na tristeza, doença e outros infortúnios.
  • Fator Intracepção, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, que se refere à tendência muito alta na procura pela felicidade, fantasia e imaginação. Tal classificação também indica fortemente que o sujeito costuma fazer julgamentos sem se ater a fatos concretos e costuma ser definido como pouco prático, parcial em suas opiniões, intuitivo nas observações, idealista, calorosa e apaixonada.
  • Fator Afago, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, busca de apoio e proteção. Esperam ter seus desejos satisfeitos por alguma pessoa querida e amiga, desejam ser afagados, apoiados, protegidos, amados, orientados e consolados. Precisam constantemente de alguém que os entendam e os protejam.
  • Fator Deferência, apresenta classificação “Escore Médio Forte”, que sugere moderada busca de respeito, admiração e reverência, bem como deseja dar suporte a um superior.
  • Fator Afiliação, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, que apresenta ser pessoas de boa vontade e amor. Gostam de se apegar e ser leais aos amigos.
  • Fator Dominância, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, expressando sentimentos de autoconfiança e o desejo de controlar os outros, influenciar ou dirigir o comportamento deles através de sugestões, sedução, persuasão ou comando.
  • Fator Desempenho, apresenta classificação “Escore Médio”, indica moderada em fazer coisas independentemente com a maior rapidez possível, razoável desejo de sobressair e vencer obstáculos. Além de possuir uma necessidade relevante para de manter altos padrões de realização.
  • Fator Exibição, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, a vaidade caracteriza sujeitos com escore muito alto nesse fator, que expressa fortes desejos de impressionar, ser ouvido e visto. Tendência extremamente forte em fascinar as pessoas e mesmo chocá-las, evidenciando gosto em dramatizar as coisas para impressionar e entreter.
  • Fator Agressão, apresenta classificação “Escore Médio Forte”, indica um percentil pouco acima da média, no qual a raiva, irritação e ódio caracteriza essa pessoa, que expressa o desejo de superar com vigor a oposição.
  • Fator Ordem, apresenta classificação “Escore Extremamente Baixo”, percentil muito baixo e sugere significativo rebaixamento na tendência em pôr todas as coisas em ordem, manter limpeza e organização, equilíbrio e precisão.
  • Fator Persistência, apresenta classificação “Escore Médio”, para levar a cabo os trabalhos iniciados, podendo desistir no meio do caminho ou iniciar outro antes de terminar o primeiro.
  • Fator Mudança, apresenta classificação “Escore Médio Forte”, considerado acima da média, pode indicar presença do gosto pela novidade e aventura. Tende a gostar de coisas novas, de mudança de hábito, lugares, comidas e coisas, de maneira um pouco acima da média, quando comparado com outros sujeitos do mesmo sexo.
  • Fator Autonomia, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, podendo indicar elevada disposição em sentir-se livre, sair do confinamento, resistir à coerção e à oposição. Tendência a não gostar de executar tarefas impostas pela autoridade, preferindo agir independente e livremente, seguindo seus impulsos. Tendem a desafiar qualquer convenção.

No que diz respeito ao fator de segunda ordem:

  • Fator Necessidades afetivas, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, sugerindo pessoas com necessidade de apego afetivo aos amigos e pessoas que considerem importantes, sendo leais e oferecendo proteção, suporte, respeito, admiração e obediência. Por outro lado, este fator também se relaciona com a necessidade de receber afeto, apoio e proteção de pessoas próximas, das quais espera ter desejos satisfeito. São pessoas conduzidas por sentimentos, fantasia e imaginação, tendendo a julgar as outras pessoas mais pelas suas intenções do que pelas ações. Preferem atividades que lhes proporcionem experiências novas e pouco rotineiras.
  • Fator Necessidade de organização, apresenta classificação “Escore Fraco”, esse percentil à possível ausência de ambição em realizar algo importante, de forma empenhada em levar o empreendimento até o fim. Podem vir a apresentar dificuldades em trabalhar de forma organizada, equilibrada e precisa, de maneira eficaz, rápida e sem depender de outras pessoas. Apresentando baixo desejo em se destacar por conta do próprio esforço.
  • Fator Necessidades de controle e oposição, apresenta classificação “Escore Extremamente Alto”, que tendem a apresentar necessidades relativas ao desejo de ser notado pelas pessoas, seja pelo fascínio exercido ou pelo choque, e também de estabelecimento de controle e influencia sobre o comportamento de outras pessoas, especialmente quando enfrentam oposição de ideias ou desejos, uma vez que gostam de agir livremente seguindo seus impulsos. Nesse sentido, não gostam de executar tarefas impostas pela autoridade, resistindo à coerção e desafiando as convenções.

Os dados obtidos após a correção do teste, foi observado que a maioria dos Escores Brutos e Escores Percentílicos, apresentaram como Escores Extremamente Altos, tanto em Necessidades Afetivas, quanto em Necessidades de Controle e Oposição, e também os fatores de Assistência, Intracepção, Afago, Afiliação, Dominância, Exibição e Autonomia. Resultando com Escores Médio Forte a Deferência, Agressão e Mudança. Escores Médio Desempenho e Persistência, com Escores Fraco Necessidades de Ordem, e Escores Extremamente Baixo o Fator Ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (198.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com