TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Comercial

Casos: Legislação Comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 16

Mecanismos comportamentais e motivacionais do cérebro: funções do sistema límbico e do hipotálamo)

1. Estruturas de PRAZER ou RECOMPENSA e de PUNIÇÃO ou AVERSIVOS do Sistema Límbico:

Amígdala ou Núcleo Amigdalóide - "centro" de punição : sua lesão bilateral e ampla resulta em docilidade extrema, perda da agressividade (embotamento afetivo), hipersexualidade e hiperfagia (síndrome de Kluver-Bucy em macacos); sua estimulação causa agressividade que varia desde raiva, ansiedade e medo, um bloqueio comportamental (reação de congelamento), até o extremo oposto do prazer. Lesão da amigdala lateral ou central causa amnésia anterógrada : dificuldade em aprender com reforço positivo, perda da capacidade de evitar estímulos nocivos (de dor).

Área Septal ou Núcleo do Septo - "centro" de prazer : sua lesão causa ira septal (agressividade exagerada e não direcionada, raiva cega)

O resultado obtido após lesão da área septal e amígdala parece indicar que o estado de humor normal é regulado pelo equilíbrio entre centros de recompensa/prazer e centros de punição/ aversivos. Se, após lesão de uma determinada área ocorre excesso de agressividade, isto indica que o equilíbrio foi quebrada favorecendo as outras estruturas restantes entre as quais estão maior número de áreas de punição. É o caso da lesão septal. O inverso ocorre quando se lesa uma área de punição: o resultado é redução da agressividade, mansidão, docilidade.

2. O Hipotálamo controla reações vegetativas associadas às emoções e reações de luta ou fuga, raiva, medo, instinto sexual, comportamento alimentar, motivações básicas (fome, sede e libido).

Função comportamental do Hipotalámo - exerce diversas funções que incluem centros aversivos tais como áreas laterais do hipotálamo, núcleo perifornical e áreas periventriculares; centros de prazer tal como o hipotálamo ventromedial (envolvido com a saciedade alimentar), além de outras áreas mediais responsáveis pela pulsão sexual.

3. Função do Sistema Límbico: é responsável pela carga afetiva (afetividade das sensações e motivação do comportamento motor). Elabora as manifestações subjetivas , comportamentais, neurovegetativas e endócrinas das emoções. Integra as emoções básicas (instintos - fome, sede e prazer sexual). Participa de processos de aprendizagem e memória. A carga afetiva do tipo agradável ou desagradável é imprescindível para a avaliação da importância (ou significado) de um estímulo ou informação. Somente estímulos que apresentam certo significado serão armazenados na memória. Aqueles que não produzem nenhuma reação não são armazenados. O Hipocampo é uma das principais estruturas límbicas que possui função no aprendizado. Hipocampo - transfere informações da memória a curto prazo para a memória a longo prazo; teria capacidade de selecionar essas informações de acordo com o grau de importância.

4. Centro de punição importante: MCPD ou MCP - matéria cinzenta periaquedutal - responsável pela produção da síndrome do pânico. É inibido pela serotonina: no indivíduo normal, enquanto se avalia a intensidade e o grau de importância ameaça potencial na amígdala, a via serotoninérgica inibe a MCP, impedindo a reação de pânico.

Areas de prazer: Hipotalamo ventromedial, substancia cinzenta mesencefalica, estruturas que liberam a dopamina, endorfina e serotonina no cérebro.

5. Alterações do Comportamento Emocional: exemplo Psicoses: doenças mentais com alterações do comportamento emotivo. Existem diversos tipos de doenças psicóticas que podem ser originadas por outras doenças endócrinas ou neurológicas. Como exemplos, temos as alterações metabólicas que resultam em acidose, desmielinização ou deterioração neuronal, doenças neurológicas que resultam em destruição do sistema nervoso central ou defeitos na neurotransmissão. Alguns tipos de depressão, de mania e de esquizofrenia são doenças psicóticas. Alterações de comportamento que resultam em comportamento social inadequado (na esfera sexual, de conduta inter-pessoal ou em grupo) também são denominados de psicoses.

Depressão: pode ser reativa (causada por uma perda ou algum fator ambiental, tem duração e intensidade proporcional ao grau da perda, é expontaneamente reversível) ou endógena (não tem causa externa detectável, não está associado a uma perda real, sua intensidade não tem relação com as dificuldades que a pessoa enfrenta na vida podendo ocorrer em pessoas com alto grau de realização profissional ou pessoal, não reverte expontaneamente, sofre recidivas constantes ou tende a se agravar com o tempo). A depressão pode estar associada ao Transtorno Bipolar, na qual, as fases de mania e de depressão se alternam, ou pode ser um transtorno unipolar (somente fases depressão) o mesmo ocorrendo com a Mania.

Características da Depressão: melancolia, tristeza, sentimentos de culpa, de auto-desvalia, , incapacidade de se alegrar, baixa auto-estima, falta de cuidados com a higiene pessoal, desinteresse geral, dificuldade de concentração e raciocínio confuso, insônia ou sonolência exagerada, fome exagerada e tendência a engordar ou anorexia e emagrecimento, tendência ao suicídio (auto-extermínio). Pode ser causada por falta de serotonina ou de receptores de serotonina nas vias meso-límbicas.

Características da Mania - estado de hiperexcitação cerebral: alta velocidade no processamento cortical resultando em agitação psicomotora, idéias de grandeza, muitas vezes mirabolantes ou que fogem da realidade, taquicinesia, alegria exagerada (elação), insônia, dificuldade de concentração e de organização sendo incapaz de terminar as tarefas iniciadas. A causa da mania pode ser excesso de dopamina ou noradrenalina nas vias mesolímbicas.

Sindrome Bipolar – o paciente tem periodos de depressão que se alternam com períodos de mania

Esquizofrenia – doença mais grave, originada por excesso de dopamina e de hiperexcitação cerebral. Caracteriza-se por alucinações e delírios, agitação psicomotora ou catatonia/imobilidade, ideias irreais, perda de noção da realidade e do senso critico, ostracismo, isolamento e ideias de perseguição.

6. Principais psicofármacos utilizados para o tratamento de:

Depressão –

Antidepressivos tricíclicos (bloqueiam a recaptação de serotonina, dopamina e noradrenalina nas sinapses dos neurônios, deixando esses neurotransmissores mais disponíveis para exercerem a ação em centros de prazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com