TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Seminário: Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

4: Leia o trecho: O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003. É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho

A) cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.

B) defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.

C) é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

D) recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

E) utiliza-se de mídias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas ações com o propósito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

QUESTÃO 05: O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que

A) a construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.

B) a construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.

C) a exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.

D) a preocupação mais voltada para a floresta e os povos amazônicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaças aos demais biomas.

E) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.

Crises economicas

1- Quais foram as principais medidas de combate a crise??

Redução de IPI, Programa Minha Casa Minha Vida

•5 milhões para o financiamento da Safra agrícola.

•Governo decide zerar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na liquidação de cambio para a entrada de investidores externos no Brasil.

•Reduziu o IPI para tratores, ônibus, caminhões e maquinas agrícolas e também para chamada linha branca, geladeiras, maquinas de lavar, fogões, etc. Alem da redução nos automóveis o que acelerou as vendas.

•a caixa econômica federal anuncia aumento do limite de empréstimo para compra de material de construção de 7 mil para 25 mil.

•Trocou o Presidente do Banco do Brasil para forçar a baixa nos juros.

•Comprou 49,9% do Banco Votorantim, que estava em dificuldades.

•Governo reduz IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 3,38% para 0,38% nos financiamentos de motocicletas, motonetas e ciclomotores.

•Lançou o novo Plano Nacional de Habitação para as classes mais pobres, o minha casa minha vida.

•Aumentou o repasse para o Fundo de Participação dos Municípios

•Medida provisória alterou os prazos de pagamento do Imposto de Renda recolhido na fonte, da contribuição previdenciária, do PIS e Cofins e do IPI. O governo estima que a mudança de datas daria uma alívio de R$ 21 bilhões aos caixas das empresas brasileiras.

•Liberou dólares das reservas internacionais para as empresas exportadoras.

2-Qual o programa de política econômica criada pelo governo para auxiliar no crescimento da economia?

PAC ( Programa de Aceleração de Crescimento), é um conjunto de políticas econômicas que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil.

Questões referentes ao tema: Mundialização do Capital

1 – O que são Ações?

São titulos de propriedade que estabelecem direitos sobre uma fração de que seu proprietario se apropia sob a forma de dividendos, ou seja, são titulos negociaveis que representam para quem as possui uma fração do capital social de uma empresa.

2 – O que é o Risco País

É um indicador utilizado para orientar os investidores estrangeiros a respeito da situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com