TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL COMTEMPORÂNEO

Projeto de pesquisa: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL COMTEMPORÂNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DE PEDAGOGIA

ACADÊMICAS

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL COMTEMPORÂNEO

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho fala da Memória da Educação do Brasil Contemporâneo, passeia pela sua história e tem por objetivo esclarecer a importância do sistema educacional no Brasil, suas teorias no contexto histórico no surgimento da cultura dos povos e de instituições escolares, bem como no progresso já adquirido e as dificuldades ao ser alcançadas.

Somos feitos de tempo e desde o surgimento dos seres humanos, os estudiosos constatam que a sociedade passou por diversos processos de mudanças, isso afirma que raça humana é um ser histórico, que seus conhecimentos são passados de geração a geração, onde a arte de ensinar e aprender, mesmo com sua evolução, permanece através de cada cultura.

A origem da educação escolar no Brasil é de grande importância, pois através da contribuição e participação dos jesuítas no Brasil, deu início assim ao sistema educacional.

Este estudo também apresenta um quadro cronológico das principais escolas fundadas no Brasil nos períodos Colonial, Imperial e Republicano e relata a história de uma escola/creche local, com informações sobre seu contexto, bem como algumas imagens.

SOMOS FEITOS DE TEMPOS?

A evolução dos seres humanos se inicia no processo de produção agrícola, a domesticação de animais, procurando sempre estabelecer em lugares onde possa executar a caça e a pesca. Nos tempos livres aprenderam a tecer vestidos e fazer cerâmicas entre outros. O educador tem que ser consciente, critica e capaz de compreender os aspectos do processo educativo, onde a continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, podendo ter condição de agir e interferir no que for necessário.

Todos os seres humanos são feitos de tempo, pois nossas histórias vêm sendo escrita através de gerações a gerações, pelos nossos antepassados, transmitindo uma forma de educação que se revela a importância da arte de ensinar e aprender. Se formos resultado dessas mudanças, é impossível pensar em uma característica universal eterna, pois não há ser humano que sirva de modelo, cada um tem sua cultura e seu modo de agir.

Assim a evolução de um povo se dá através do conhecimento de sua história, dessa forma se registra diferentes tradições e experiências que são muito significativas, por isso tem que ser valorizada. Na prática social, o ser humano se caracteriza seus modos culturais e seus costumes, onde a educação participa ativamente na formação de cada cidadão.

2.1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - REFORMA PROTESTANTE E DA CONTRAREFORMA DA EDUCAÇÃO

A História da Educação auxilia no processo de interpretação sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares pelo qual as teorias que as orientam (ARANHA, 2006).O Brasil passa a fazer parte de um novo mundo conquistado, onde passa a ter a Companhia de Jesus e seu principal agente educador, onde Curumins e filhos de colonos são os principais alvos da educação, fazendo com que os nativos passassem a crer, na existência de um Deus único e onipotente.

Entre os jesuítas que vieram ao Brasil, podemos destacar os seguintes Padres: Manoel da Nóbrega, José de Anchieta, Antonio Vieira, que tinham como objetivo levar o catolicismo para todas as descobertas feitas, assim poderiam catequizar os índios tentando evitar o avanço do protestantismo, fazendo com que construíssem carias escolas católicas.

Os Jesuítas eram considerados soldados do catolicismo, obtinham um padrão hierárquico, sob uma rígida disciplina por meio de missões, assim se espalhava a doutrina católica. Essa liderança tinha como objetivo dar sequencia ao projeto da igreja católica, militante e conservadora, fundando o Colégio Católico e paróquias. Seu propósito era de propagar a fé católica, formando assim as primeiras instituições de ensino letrado e sistematizado. Com a criação da Companhia de Jesus, logo depois da Reforma Protestante, que tinha como objetivo interromper o avanço do protestantismo no mundo. Com essa descoberta os Jesuítas tinham a missão de ampliar a igreja Católica, isto representava uma grande oportunidade de se expandir, denominando-se assim de Contra reforma Católica.

O novo representante Marques de Pombal, vinha assombrando a Europa e outras partes do mundo, pois expulsava os jesuítas das colônias, onde dizia que esses estavam a acumular fortunas e de não propagarem as conquistas da revolução.No século XX surgem novos debates a respeito da educação, onde a escola passa a ser questionada, chamando a atenção para o papel do aluno, onde ele passa a ser visto como sujeito da aprendizagem e o professor como mediador.

Já no inicio do século XXI é instituída a escola em que os meios de ensino são diferentes. Aonde a atenção de especialistas se volta para o professor, pois o excesso de informação em vez de ajudar pode atrapalhar. Mas mesmo com tantas mudanças, a família, o trabalho e a sociedade continuaram a ser uma grande força pra a educação.

A HISTÓRIA D E UMA ESCOLA LOCAL

STADO DE MATO GROSSO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Escola municipal São Lourenço

FOTO DA ESCOLA

HISTÓRIA DA ESCOLA

A Creche Francisco Tirado Aragão Filho foi criada sob a Lei Nº criada pela Lei Municipal nº 1.620/2010, de 16

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com