TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mal de Parkinson

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista -UNIP

Parkinson

2016

  1. Introdução

Essa pesquisa bibliográfica visa compreender a doença de Parkinson e suas dificuldades para o portador da doença.

Colocarei uma breve explicação da doença e em seguida os tratamentos existentes, enfatizando o olhar multiprofissional para os portadores.

2.Parkinson

A doença de Parkinson se caracteriza pela degeneração das células, os neurônios, resultando na diminuição da produção de dopamina no corpo que causa alterações motoras (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007). O diagnóstico é definido por dois dos principais sinais: tremor de repouso, rigidez muscular, brandicinesia e alterações posturais (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007).

Apesar da doença atingir todas pessoas sem exceção, a população mais atingida são idosos, com início de quadro clínico entre 50 a 70 anos (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007).

2.1 Medidas para combater  a doença

Se combate atualmente com medicamentos que tem como objetivo o controle dos sintomas, mantendo o portador com autonomia, independência funcional e equilíbrio psicológico, pois ainda não há meios para interromper o percurso da doença (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007).  Quando a medicação diminui seus efeitos, se tem a necessidade de aumentar a dose medicamentosa, podendo ser associada com outros medicamentos para o melhor resultado (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007). Ainda sim, se o medicamento não favorecer o portador, o neurocirúrgico é solicitado, como a talamotomia ou polidotomia. (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007). Outra técnica é a estimulação cerebral crônica aplicada no tálamo, globo pálido ou núcleo subterrâneo (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007).

Não somente motor, o Parkinson traz grandes dificuldades para o portador, podendo fomentar depressão em alguns paciente, por conseguinte, isolamento. (LIMA, 1994) A dificuldade de fala é um fator primordial no isolamento social, sendo a questão da auto-imagem sua causa maior. Dada a relevância da estratégia de reconstrução da linguagem nos parkinsonianos, ela parece desempenhar um papel mediador de estados depressivos (LIMA,1994). Regalado (et al, ) sugerem que pacientes com Parkinson apresentam comprometimento da função motora e do estado cognitivo, podendo influenciar na capacidade funcional do portador.

Como a doença atinge 10 milhões de pessoas (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007), acarretando para o portador adaptações devido ao fato da doença promover mudanças no estilo de sua vida em vários parâmetros, se faz necessária  o olhar multifatorial para melhor adequar as reais necessidades do portador (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007). A modalidade multidisciplinar auxilia o portador para a construção de sua autonomia diante da doença (SOUZA et al, 2014).

2.2 Atendimento Multifacetado

Fazer com que os pesares dos portadores emerjam nos traz  parâmetros de como é as vivências de uma pessoa com Parkinson, ajudando a compreender a doença como ela é singularmente a cada portador (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007),facilitando a aceitação da doença, ajudando a viver a cada dia segundo as possibilidades existentes (GONÇALVES; ALVAREZ; ARRUDA,2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com