TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materno

Exames: Materno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  1.436 Visualizações

Página 1 de 6

80 cm40 cmM 2 A6 A

18. A figura mostra um fio longo e horizontal percorrido por uma corrente de 6A. Calcule o vetor indução magnética nos pontos M e N, no vácuo.

19. Dada a figura, determine a densidade do de fluxo magnético resultante no ponto P, no vácuo.

20. Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares, de raios 3π m e 5π m, são percorridas por correntes de 3 A e 4 A, como mostra a figura. Determinar o módulo do vetor campo magnético no centro das espiras.

3 A 4 A

21. Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares, de raios 4 cm e 10 cm, são percorridas pelas correntes de 2 A e 6 A, conforme indica a figura. Caracterize o campo magnético no centro das espiras.

2. Num plano, estão uma espira circular E e um fio retilíneo F1. Dois fios, F2 e F3, são perpendiculares a esse plano e o furam nos pontos A e B, de modo que A, B e C sejam lineares e a reta AB seja paralela a F1. As correntes elétricas têm seus sentidos indicados pelas setas, e são tais que o campo magnético que cada uma das quatro correntes cria no centro C da espira tem intensidade K. Determine a intensidade do vetor campo magnético criado em C pelas quatro correntes simultaneamente.

Prof. Marcos Daniel Zancan 68

UFSM – Colégio Técnico Industrial Eletrotécnica 2005

23. Um solenóide de 1000 espiras por metro é percorrido por uma corrente de intensidade i. Sabendo que o vetor indução magnética no seu interior tem intensidade 8π.10-4 T, determine i.

24.Considere um solenóide de 16cm de comprimento com 50 espiras. Sabendo que o solenóide é percorrido por uma corrente de 20 A, determine: a) a intensidade do campo magnético no interior do solenóide. b) o número de espiras, de modo que o campo magnético tenha intensidade 6π.10-3 T, quando percorrido pela mesma corrente.

25. Seja uma bobina com um núcleo de ar (fig. a). A bobina tem 5cm de comprimento e possui 8 espiras. Ao se fechar a chave, passa pela bobina uma corrente de 5 A. a) Calcule a fmm e H; b) Se fizermos um núcleo de ferro deslizar para dentro da bobina (fig. b), qual será agora a fmm e H? Que mudanças qualitativas ocorrem? c) Se o comprimento da bobina permanece o mesmo, mas o comprimento do núcleo de ferro é aumentado para 10cm (fig. c). Quais os novos valores da fmm e de H?

26. Um anel de ferro tem um comprimento médio de circunferência de 40 cm e uma área da seção reta de 1 cm2. Enrola-se uniformemente em torno dele um fio formando 500 espiras. As medições feitas com uma bobina de prova em torno do anel indicam que a corrente do enrolamento é de 0,06 A e o fluxo no anel é de 6.10-6 Wb. Calcule a densidade de fluxo B, intensidade de campo H, a permeabilidade µ e a permeabilidade relativa µr.

27.Uma bobina tem uma força magnetomotriz de 300 Ae. O seu comprimento é duplicado de 20 para 40 cm para o mesmo valor de fmm. Qual a nova intensidade do campo magnético?

28. O µ de um núcleo de ferro é 5.600.10-6

(T.m)/Ae quando a corrente é de 80 mA. A bobina é formada por 200 espiras sobre o núcleo de 20 cm de comprimento. Calcule

H, B e µr.

29. Uma bobina de 100 espiras tem 8 cm de comprimento. A corrente na bobina é de 0,2 A. Se o núcleo for de ferro fundido

Prof. Marcos Daniel Zancan 69

UFSM – Colégio Técnico Industrial Eletrotécnica 2005 com B de 0,13 T, calcule H, µ e µr. Se esse mesmo núcleo tiver uma área da seção reta de 2 cm2, calcule a relutância e a fmm desse circuito magnético.

30. Uma bobina tem 200 Ae (fig. a) com um fluxo de 25 µWb no núcleo de ferro. Calcule a relutância. Se a relutância do percurso com um entreferro de ar fosse de 800.106 Ae/Wb (fig b), qual seria a fmm necessária para se obter o mesmo fluxo de 25 µWb?

31. Determine a polaridade dos eletroímãs indicando a força que agirá entre eles (atração ou repulsão).

32. Calcular o vetor indução magnética (módulo, direção e sentido) nos pontos “A” e “B”. i1= 15A; i2= 9A; As distâncias estão expressas em cm e o meio é o vácuo.

3. Determine a polaridade dos eletroímãs indicando a força que agirá entre eles (atração ou repulsão).

Prof. Marcos Daniel Zancan 70

UFSM – Colégio Técnico Industrial Eletrotécnica 2005

34. Determine as polaridades das figuras abaixo:

35. Determine o sentido da corrente induzida nos desenhos abaixo. a) b) c) d)

36. Dado o circuito, determine:

a) a corrente no momento do fechamento da chave ch; b) a corrente em regime permanente; c) represente graficamente a corrente desde o fechamento da chave ch até o regime permanente; d) O que ocorre com o circuito se abrirmos a chave ch em regime permanente? Represente graficamente a corrente no indutor.

37. Dado o circuito abaixo, determine:

e) a corrente no momento do fechamento da chave ch; f) a corrente em regime permanente; g) represente graficamente a corrente desde o fechamento da chave ch até o regime permanente; h) O que ocorre com o circuito se abrirmos a chave ch em regime permanente? Represente graficamente a corrente no indutor.

38. Um transformador ideal tem 200 espiras no primário e 800 espiras no secundário. Se aplicarmos uma tensão de 10V no primário, determine: a) tensão induzida no secundário; b) corrente no primário e no secundário, quando o transformador alimenta uma carga resistiva de 100 ohms.

39. Um transformador tem 500 espiras no primário, no qual é aplicada uma tensão de 110V. qual o número de espiras do secundário para que sua tensão seja de 12V?

40. Qual deve ser a relação de espiras num transformador abaixador de tensão de 110V para 24V? Qual a corrente no primário, se o secundário fornece 1A para uma carga resistiva?

41. Calcule a energia armazenada (regime permanente) nos indutores das questões 36 e 37.

(Parte 4 de 4)

« anterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com