TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Relações Interpessoais

Dissertações: Memorial Relações Interpessoais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/12/2014  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 4

2.EXPECTATIVA PARA O MÓDULO

O objetivo deste módulo foi mostrar como a psicologia contribui nas nossas relações pessoais ou de trabalho, e principalmente na Educação. Explicar segundo alguns estudiosos como ocorre o desenvolvimento e a evolução dos diferentes aspectos do ser humano (comportamento, físico e psíquico), mostrando que cada um tem seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem. O papel da escola e do educador, proporcionando experiências que enriqueça mais a aprendizagem.

3.SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA

• Psicologia é ciência que estuda o ser humano concreto, o seu comportamento, sua relações sociais, o desenvolvimento físico e psíquico.

• As três importantes tendências teóricas mais conhecidas da psicologia: Behaviorismo - comportamento, Gestalt - totalidade, e Psicanalise – sexualidade infantil de Sigmund Freud. Teoria Socio-historico de Vygotsky.

• Freud – Psicanalise- - busca investigar o subconsciente, onde estão os pensamentos e desejos reprimidos referem-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida. Desenvolvimento da sexualidade: fase oral, anal, fálica, latência e genital. A estrutura do Aparelho Psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente. A estrutura e funcionamento da Personalidade. Ele descobriu que a maioria dos desejos reprimidos refere-se a conflitos de ordem sexual, localizados na infância com experiências traumáticas deixando marcas profundas na estruturação do individuo.

• Piaget- desenvolvimento cognitivo da criança, do pensamento, da linguagem, e da afetividade. Fatores que influenciam o desenvolvimento: Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação, e meio. Período de desenvolvimento: Sensório-Motor, Pré-operacional, Operações concretas, e Operações-formais.

• Wallon- proporciona uma visão mais completa do ser humano. Integrou em sua teoria do desenvolvimento a razão e a emoção. Período da vida intrauterina, impulsivo e emocional, sensório-motor, personalismo, puberdade e adolescência e período da fase adulta..

• Vygotsky: Zona de desenvolvimento Proximal: que é a distancia entre o nível do desenvolvimento real e o do desenvolvimento potencial.

• A importância da Escola: é tanto um lugar de transmissão de conhecimentos como espaço de formação de personalidade, importante para o desenvolvimento cognitivo e de socialização da criança.

• O papel do educador: como articulador, sabendo problematizar relações conflituosas com soluções criativas. Por isso a importância de sua formação profissional, agindo como um motivador, sabendo utilizar a dialética, trabalhando com as diferenças sociais, culturais de cada aluno.

• As mídias, principalmente a tv e internet, exercem influências tanto positivas como negativas em nossas vidas;

• Educação inclusiva aos alunos com necessidades educacionais especiais ou distúrbios de aprendizagem em todos os níveis de escolaridade.

• A gestão democrática é participação de todos os membros da escola e da comunidade escolar, uma articulação das diversas áreas de conhecimento e das diferentes funções de cada membro escolar.

4 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A psicologia contribui para aperfeiçoar as relações entre professores, funcionários e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que integram esse ambiente. E neste contexto também poderá contribuir para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com