TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória - Abordagem Neuropsicológica

Por:   •  2/3/2016  •  Ensaio  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: NEUROPSICOLOGIA[pic 1]
DEPARTAMENTO: PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DOCENTE: GUILHERME B. FILGUEIRAS
DISCENTES: ALINE FERNANDA GALLARDO, ALINE GABRIELA DA SILVA, AMANDA GABRIELLE GALDINO, GABRIELA CASTRO
TURMA: 1000 – PSICOLOGIA  3º ANO

ESTUDO DIRIGIDO – MEMÓRIA

Baseado no documentário (https://www.youtube.com/watch?v=W0TTQroCjoQ), responda:

Questão 1:

Qual é a relação entre os conceitos de aprendizagem e memória? Como você definiria esses dois conceitos? Quais seriam as diferenças entre eles?

R: Tanto a aprendizagem quanto a memória ocupam-se com a capacidade do cérebro de modificar seu funcionamento em resposta a experiências diversas, elas são processos complementares. A aprendizagem é uma mudança de comportamento ocorrido através das experiências vivenciadas, e memória é a capacidade de conservar fatos e experiências do passado. A principal diferença entre as duas é que a aprendizagem lida com a forma como a experiência altera o cérebro e a memória trabalha com a maneira que essas mudanças ocorridas com a aprendizagem são armazenadas e posteriormente reativadas.

Questão 2:

Qual foi a principal contribuição do caso HM para os conhecimentos sobre a memória? Quantos tipos diferentes de memória você conseguiu identificar no vídeo? Comente sobre as características de cada uma delas.

R: O caso de Henry Molaison contribuiu para um conhecimento mais abrangente sobre o hipocampo. Ao “retirar” o hipocampo dele com o intuito de diminuir as convulsões, contribuiu para que se descobrisse a relação crucial deste com a formação de memórias de longo prazo. As memóriasdele eram de “curto-prazo” e não eram armazenadas, então se pode deduzir que as memórias não são armazenadas no hipocampo, já que as memórias de Henry antes da operação não estavam danificadas, mas sem o hipocampo não é possível criar novas memórias.

Memória procedural e memória declarativa.

Memórias declarativas são aquelas coisas que você se “lembra ao lembrar” (os lugares que você foi, coisas que você disse as pessoas). A memória procedural permite concluir tarefas físicas, como dirigir um carro ou andar de bicicleta (é possível dirigir um carro e conversar com uma pessoa, e no fim da viagem lembrar os assuntos discutidos com a pessoa -a memória declarativa - e não se lembrar de tudo o que foi necessário para operar o veículo e chegar ao destino).

Questão 3:

O que você entendeu sobre a função do hipocampo na formação de memórias?

De acordo com o documentário, foi possível compreender que o hipocampo está associado à formação de memórias novas, percepção do ambiente, como a ocorrência de novos estímulos. Outra função do hipocampo, relaciona – se à memória declarativa.

Questão 4:

Estendendo um pouco a reflexão, qual é a relação entre a memória e a construção da nossa subjetividade?

Nossa subjetividade é construída a partir do que aprendemos ao longo dos anos e todas as experiências vividas desde a infância. Tais experiências só poderão servir de aprendizado se lembrarmos do ocorrido. Portanto, a memória – principalmente a de longo prazo – é essencial para o processo de subjetivação, pois são através dessas experiências que podemos indicar nossas preferências, opiniões, gostos, visões sobre o mundo, etc. Se algo responsável pela memória for afetado negativamente, (no caso da amnésia, por exemplo) todo aprendizado será esquecido e o indivíduo permanecerá como uma “folha em branco” dia após dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com