TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Trabalho: Os Sentidos do Trabalho

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

¨OS SENTIDOS DO TRABALHO¨

Aluna: Lívia Varela Ferreira

Rio de Janeiro, 05 de abril de 2016

¨Os sentidos do Trabalho¨

Está cada vez mais visível as transformações que o mercado de trabalho vem buscando a cada ano. A tecnologia trás melhorias para as empresas, mas causam muito desemprego é fato que esse investimento com as máquinas as empresas economizaram e tem mais lucros e com isso o trabalhador é substituído pela tecnologia, os que ficam nos trabalhos muitas vezes tem que cumprir longas jornadas de trabalho. O trabalho ocupa um lugar importante na sociedade, pois as pessoas que não tem dinheiro para viver o resto da vida sem trabalhar, têm como objetivo buscar trabalhos melhores para que possam ter uma vida social digna para sustentar sua família.

Para sociedade às pessoas que não tem um trabalho é rotuladas como preguiçosos, malandros, sem futuro, etc. Em relação a pergunta do texto ¨Se você tivesse bastante dinheiro para viver o resto da sua vida confortavelmente sem trabalhar, o que você faria com relação ao seu trabalho?¨. Bom, continuaria trabalhando, mas com projetos sociais educativos, que seria uma forma de manter uma relação com as pessoas e está no meio social e com isso ajudar as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades.

Hoje em dia as empresas não estão recebendo a devida importância do governo, devido à crise do nosso país e a alta dos produtos, muitas empresas estão sendo obrigadas a fechar as portas e com isso vem se multiplicando o desemprego, pois essas intervenções e decisões do governo acabam comprometendo às mudanças organizacionais do trabalho. Sendo que o objetivo organizacional é dá uma qualidade de vida ao trabalhador e implantar melhor eficácias na funcionalidade, no sentido das tomadas de decisões e nas intervenções junto aos responsáveis.

Vale ressaltar que muitos empregados não permanece nas empresas por muito tempo. Estão sempre em busca de novas experiências e novos desafios, e uma vida estável.

E com isso, essas mudanças de rotatividade vem aumentando na dinamização dos funcionários nas empresas. Antigamente as empresas procuravam pessoas com meia idade, pois acreditavam que tinham uma boa experiência de vida e teriam uma grande produtividade.

Atualmente, são os jovens que ocupam uma grande parte desse mercado de trabalho. Tendo em vista o processo de seleção dos candidatos vem se modificando em sua forma de selecionar, para ocupar novos cargos e com isso depende muito do desempenho organizacional daqueles que realizam o trabalho.

Hoje é comum observamos muitos profissionais, insatisfeito com sua escolha profissional, e isso afeta diretamente a empresa. Para que tudo ocorra bem dentro da empresa é fundamental que o profissional esteja satisfeito com sua escolha no mercado de trabalho, pois é fundamental para a realização de funções e ter maior comprometimento com a empresa.

Tendo em vista, concluímos que a informatização é necessária ao bom funcionamento do sistema organizacional das empresas, entretanto vale lembrar que essa informatização não deve suprir as necessidades de trabalho humano, visto que tal união poderá gerar pontos positivos, caso sejam bem trabalhados , e consequentemente valorizados. O trabalho é um lugar de interação e troca entre pessoas, onde envolve valores culturais, é essa diversidade de conhecimento que nos dá maturidade para lidar com a complexidade que a vida nos impõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com