TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A posição no mercado brasileiro de trabalho

Artigo: A posição no mercado brasileiro de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Artigo  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Novas profissões têm mudado o mercado de trabalho. Gastronomia e moda, por exemplo, são carreiras novas que mudaram o conceito de roupas e comidas no Brasil. Se antes o que importava era apenas matar a fome, hoje é quase imprescindível saber quem assina o prato do dia.

Porém, é preciso tomar cuidado com os modismos, avisam os especialistas. Se por um lado as novas carreiras atraem muitos candidatos, após um tempo, elas tendem a inchar o mercado e falta emprego.

O contrário também acontece. Nas décadas de 80 e 90, muita gente deixou de fazer engenharia com medo de ficar desempregado; hoje, as empresas correm atrás dos engenheiros com ofertas de salários generosas. Para Karin Pardi, especialista em carreiras, depois de um tempo, a profissão passou a ser muito valorizada exatamente pela falta de mão de obra.

Se tiver vocação para carreiras mais tradicionais, como medicina e direito, nunca fuja do mercado tradicional. Sempre haverá espaço, dizem os especialistas.

Disponível em: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/novas-profissoes-ampliam-o-mercado-de-trabalho-20110202.html, acesso em 13/03/11

Leia as afirmativas abaixo, retiradas da discussão proposta pelo capítulo, e escolha aquela que melhor expressa a idéia do texto.

Escolher uma resposta.

a. Há uma tendência no mercado de trabalho para que as carreiras tradicionais voltem a oferecer maior número maior de vagas e salários generosos.

b. A escolha por ocupações emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliação criteriosa.

c. As novas ocupações, como Psicólogo de Animais e Corretores de Cabelo são possibilidades de geração de renda de uma maneira pouco comum.

d. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade são: motivação, autoconfiança e comprometimento.

e. O termo “profissional sustentável” é recente e para os especialistas é alguém que pratica a responsabilidade social em sua rotina cotidiana.

Question3

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

Depois de contratar 400 profissionais de TI em 2010, o HABC Global Technology, empresa de serviços de TI para o banco HSBC, pretende contratar mais 200 pessoas. “Precisamos de gente com inglês fluente”, diz Jacques Depocas, executivo da empresa. (Fonte: Giardino, 2011. Conversa de Corredor. Revista Você S. A., Março/2011)

Leia as afirmativas abaixo:

I. A situação do mercado de trabalho brasileiro é positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego.

II. As empresas multinacionais (que tem origem em outros países) sempre dão preferências aos profissionais da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com