TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Clinico Piagetiano

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  2.026 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

ALUNA: FERNANDA VIDAL CASALE

PROFESSORA: EDVIRGES RUIZ

   Trabalho referente a leitura e resumo do capítulo “O Método Clínico” (p. 13 – 40) do livro “O MÉTODO CLÍNICO: USANDO OS EXAMES DE PIAGET” da autora Terezinha Carraher, editora: Cortez, 1989

INTRODUÇÃO

   O método clínico-piagetiano é de difícil entendimento, a compreensão da teoria exige a realização paralela de exames de sujeitos e reflexão sobre as respostas dadas por eles. Pois, seu método clínico, apresenta uma técnica complexa embasada em uma teoria bem estabelecida. Por isso, existe uma certa incredulidade quanto às respostas dadas pelos sujeitos avaliados por Piaget. 

1. Contraste entre o método psicométrico e o método clínico-piagetiano no estudo da inteligência


- Controle:


  No método psicométrico: a ideia de controle parte do pressuposto de que diversas variantes podem influenciar no resultado do teste. Sendo assim, recomenda-se rigidamente que o ambiente seja agradável e confortável; que o examinador motive o examinado e ofereça boas condições para a realização do teste. Quanto as perguntas, devem ser padronizadas também, cada pergunta apresentada por vez ou em alguns casos, as perguntas podem ser repetidas. É incomum que haja limite de tempo. O controle pela padronização de situações externas é importante.


  No método clínico-piagetiano: controle do entendimento das instruções, pode-se assim ser chamado de um "controle fisicalista". As instruções podem causar muitos mal-entendidos, por isso a compreensão e o desentendimento passam a fazer parte da avaliação e somam-se à habilidade mental avaliada no teste.
"O metodologia piagetiana opta pelo controle do entendimento das perguntas e instruções, ao invés de interessar-se pela padronização das mesmas" (p. 17), ou seja, esse método se importa com a compreensão que o sujeito terá, mesmo que a pergunta precise ser reformulada, para que assim, seja devidamente entendida (a não ser que o enfoque do teste seja a compreensão).
Por fim, o tempo, o controle deste não se faz necessário, isso se o examinador não estiver interessado na rapidez das respostas, caso contrário, o controle do tempo apenas interferirá.

Essa metodologia é voltada para a situação psicológica do sujeito (condições internas).

- Objetos do exame


  No método psicométrico: o objeto de interesse são as respostas do sujeito, certas ou erradas. As condições particulares (experiência anterior) podem influenciar o funcionamento do sujeito nas respostas.


  No método clínico-piagetiano: ênfase no processo que levou o sujeito a dar aquela resposta determinada.

 - Os pressupostos do exame


  No método psicométrico: "pressupõe que todos os indivíduos são dotados com diferentes formas ou quantidades destas habilidades e são tais diferenças que se quer pôr em relevo" (p. 20). Por isso existe uma variedade de testes maior, para se medir as diferentes habilidades.


  No método clínico-piagetiano: foco nas estruturas da inteligência, que são comuns a todos os indivíduos (aspectos universais). Sendo assim, as respostas (acertos ou erros) são interpretadas, a soma dos acertos nada esclarece. Se houver diferenças nos resultados (se refeito dentro se 1 ano) são interpretadas como características de estágios diferentes do desenvolvimento. Isso não quer dizer que os indivíduos estão em diferentes níveis de habilidades, as diferenças existem como consequências dos diferentes tipos de adaptações específicas.

2. Direções para o uso do método clínico no estudo da inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com