TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia cientifica

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 4

Ana Carolina Tiburcio Lemos                        Estácio Fic Via Corpvs

Metodologia científica                                   Psicologia (tarde)

Sala: F-17

Luz, trevas e método científico

Resumo: Parte 1

O universo tem aproximadamente 14 bilhões de anos de idade. Segundo a teoria mais aceita, tudo teria começado com o Big Bang: Uma grande explosão que deu origem ao universo que nós conhecemos. O homem sempre se maravilhou com esse universo que o circunda, tentando compreendê-lo. A ciência surgiu com a tentativa do homem de entender e explicar a natureza. As primeiras tentativas de explicar os fenômenos naturais como doenças, cataclismas, morte, passava pelo sobrenatural, pelo divino. Com o passar dos anos, diversas culturas nomearam e deram personalidade aos fenômenos da natureza. Já havia o pensamento religioso e prático, foi então que surgiram na Grécia os filósofos que acreditavam que nem tudo tinha origem divina que alguns fenômenos poderiam ser explicados pela lógica e pela observação.

Parte 2

O cristianismo tornou-se a religião oficial do império romano, dado isto, outras formas de pensar não oficiais foram perseguidas e com isso o divino passou a ser novamente a explicação para todos os fenômenos da natureza.  Os cavaleiros do apocalipse espalhavam pela a terra: a fome, a peste, a guerra e a morte. Nessa época a Europa atravessou um dos períodos mais sombrios da história da humanidade: a era das trevas. Guerras assolavam campos e cidades pelos mais diversos motivos, muitos deles religiosos. Os poucos que sobreviviam aos horrores da guerra e da fome, enfraquecidos, ainda teriam que enfrentar as doenças que durante muito tempo eram chamadas de peste, pois ainda não se conhecia nem a causa e nem os meios de transmissão. Aqueles apontados como pecadores eram apontados e condenados como causadores de todos os males desde os fenônemos naturais até o surgimento de pestes. Essa perseguição tornou-se oficial a partir do século XII sendo denominada de inquisição.

Parte 3

O franciscano Roger Bacon dizia que apenas a lógica e a observação, não eram o suficiente para descrever a realidade, a experimentação era fundamental. Decidiu então enviar suas obras ao Papa Clemente IV, e foi condenado a prisão. Anos depois foi criada pelo experimentalista Batista Della Porta a primeira academia conhecida que congregava pessoas interessadas pelo experimentalismo em contraposição a explicação puramente religiosa. Alguns anos depois, a academia foi fechada pela inquisição que dizia que os academicos lidavam com bruxaria, pois cultivavam a crença de que havia fenômenos naturais que poderiam ser observados, testados e experimentados que não estavam vinculados aos conceitos do divino. A partir de 1660 no reinado de Carlos II a liberdade de pensamento foi incentivada permitindo o avanço do experimentalismo até sua oficialização em sociedade científica.

Parte 4

Começou a se desenvolver a ciência, incentivados pelos governos locais passaram a se multiplicar. As ciências naturais avançaram enormemente. Desde o surgimento da especie humana e por cerca de 100.000 anos a única maneira que o homem tinha de se deslocar era andando ou correndo e a velocidade máxima alcançada era de 3 a 10 km/h. Muito tempo depois, a velocidade máxima alcançada pelo homem era de 170.000 km/h, um século e meio depois  da aprimoração das máquinas a vapor, que foi construída assim uma locomotiva. E em 1969, no século XX, o homem alcançou a lua. A partir do século XVII surgiram pensadores iluministas que tinham como ideal a extensão dos princípios do desenvolvimento a todos os campos do mundo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com