TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu conceito de ser humano em resposta ao existencialismo

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Dissertação de Análise

O filme “Escritores da Liberdade” aborda os desafios enfrentados por uma professora recém-formada, cheia de sonhos e ideais, ao começar o exercício profissional. Espantada com a realidade de violência, desmotivação e discriminação, decepcionada, porém determinada, mesmo diante do desinteresse dos alunos e desobediência, ela não desiste e procura um meio de trabalhar com eles.

Ela combate um sistema insuficiente, lutando para que a sala de aula fizesse a diferença na vida daqueles estudantes. A professora não contava com o apoio da diretoria da escola, da coordenação, e dos outros professores. Ela se envolveu na busca da qualidade de ensino e na relação entre professores e alunos.

Com isso os alunos se sentiram parte integrante do processo de aprendizagem, de forma a colaborar com ideias para as aulas, estimular a criatividade, coletividade, agir de maneira a fazer escolhas que fazem a diferença. Destaca-se o papel do educador como agente de transformação no ambiente em que atua.

O filme nos relata a convicção da professora no trabalho e a motivação que tinha no potencial daqueles alunos, excluídos pela sociedade e pela escola. Isso nos remete a uma reflexão sobre a realidade das nossas escolas, muitas vezes por falta de apoio dos professores, dos dirigentes e das autoridades. No filme é possível verificar o fazer com excelência e a paixão que existem em alguns educadores.

Segundo o texto “ Educação e Escola”, a escola deve ser um ambiente acolhedor e mediador, comprometida com a superação do fracasso escolar, realçar o enfrentamento cotidiano na desigualdade social enfrentada. Os educadores, além de referencial teórico, devem promover ações que possibilitem ao aluno ser sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem.

Esse processo educacional desdobra-se em várias dimensões, tendo a função de transmitir a cultura e o conhecimento, despertar potencialidades, reflexões, com o dever de abordar não somente aspectos relativos aos conhecimentos informais ou científicos, mas abordam também questões ligados as construções afetivas, relacionais e criativas.

O currículo escolar sempre foi, historicamente, foco dos estudos que buscavam entender e organizar o processo educativo escolar. É entendida como um construto técnico que orienta, procedimentos, métodos e técnicas educativas, porém precisou ser substituída por uma concepção crítica de currículo, sendo assim orientada por questões, sociológicas, politicas, epistemológicas, levando em consideração, determinado momento histórico, contexto e individualidades.

O sistema educacional brasileiro sofre problemas muito sérios, as dificuldades são muitas, a falta de compreensão e a desvalorização da cultura do aluno tem sido um forte indicio para o fracasso escolar, e para poder ajudar o aluno, a escola carece de aprender a adaptar-se aos novos contextos, aprendendo a lidar com a diversidade e novas estratégias de aprendizagem.

Grandes são os desafios enfrentados pelo sistema de ensino no Brasil nos últimos anos, principalmente no sistema de ensino público, as condições de trabalho, aprendizagem deficiente, sobrecarga da jornada de trabalho dos professores, má formação profissional e outros. Na presença de tantas dificuldades a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com