TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O CONCEITO HUMANO COMO FORNECIDO POR TEORIA ADMINISTRATIVA?

Tese: QUAL É O CONCEITO HUMANO COMO FORNECIDO POR TEORIA ADMINISTRATIVA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

1) Surge como forma de controlar a atividade humana por meio de regra, com o objetivo de aumentar a produtividade e geração de lucro na sociedade industrial.

2) Ocorreu a mudança da autoridade racional, através de mitos costumes e tradições, para a racional-legal, através de regras, normas, direitos e deveres.

3) A burocracia age com a negação da liberdade, por meio da impessoalização das relações e compromisso para realização das tarefas, com negação ao outro e regulando-se as relações interpessoais através de normas e contratos.

4) Através do conceito de natureza humana, todo ser humano nasce com uma essência humana para o bem e o mal, já no conceito da condição humana, o homem existe e só posteriormente se define, onde a existência precede a essência humana.

4) QUAL(IS) O(S) CONCEITO(S) DE SER HUMANO ASSUMIDO(S) PELA TEORIA ADMINISTRATIVA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.

R: Existem dois modelos de ser humano pela teoria administrativa, o homem operacional ou homo economicus, capaz de maximizar suas decisões após pesar todas as alternativas possíveis (valores econômicos), bem como é um ser humano previsível e controlável, egoísta e utilitarista em seus propósitos, pretende tirar o máximo de ganhos com o mínimo de esforço. O outro modelo é o do homem parentético, que possui uma consciência altamente desenvolvida sobre as premissas de valor presentes em seu dia a dia, bem como em última instância busca a liberdade, ou seja, trata-se de uma possibilidade de transformação pessoal para que se atinja uma transformação social.

e o mal, já no conceito da condição humana, o homem

IDEOLOGIA, RACIONALIDADE E EMOÇÕES

6) O QUE É RACIONALIDADE ECONÔMICA E PORQUE ELA PODE SER UMA CARACTER

Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se

ÍSTICA IDEOLÓGICA?

R: É a variação da racionalidade formal, que incorpora os conteúdos econômicos e torna-os prioritários, de forma que tudo torna-se dinheiro. Pode ser considerada uma característica da ideologia gerencial, pois com a primazia da racionalidade econômica: torna difícil qualquer pensamento um pouco mais elaborado; as regras de cortesia e civilidade; pouca consideração das pessoas.

7) O EUFEMISMO PODE SER UTILIZADO PARA DISSIMULAR UMA SITUAÇÃO DE CARÁTER IDEOLÓGICO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

R: Sim, pode-se utilizar do eufemismo como forma de suavizar e tentar reduzir os impactos negativos como de uma demissão em massa de funcionários, por exemplo, lidando como forma natural este processo para que não haja retaliações a ideologia adotada. ...

Clique e veja o trabalho completo Cadastre-se

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com