TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miranda

Seminário: Miranda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Seminário  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

inteligente é o seguinte: pegue o seu mapa, identifique o ponto para onde ir, o ponto onde você se encontra, e, a partir do primeiro, trace um caminho. A inteligência segue o caminho inverso da ação. E é somente isto que a torna inteligência. Começando de onde se deseja chegar, evita-se o comportamento errático e desordenado a que se dá o nome de “tentativa e erro”.

“O sábio começa no fim; o tolo termina no começo.” (Idem, p. 223)

Os dados conhecidos me dão os tijolos para construir a casa. Mas eu não construirei casa alguma se não organizar os tijolos segundo a imagem de uma entidade ainda inexistente: a casa. Daí o conselho: comece do desconhecido, do ponto onde você quer chegar. O matemático Polya, já citado, acha que esta é a questão mais importante a ser levantada.

“O professor, para ajudar o estudante de forma efetiva, e sem atrapalhar a sua iniciativa individual, deve levantar as – mesmas perguntas e indicar os mesmos passos, uma vez atrás da outra. Assim, em problemas inumeráveis temos de levantar a questão: o que é o desconhecido? Podemos variar as palavras e perguntar a mesma coisa de formas diferentes: o que é necessário e exigido? O que é que você quer encontrar? O que é que você deve procurar? O objetivo destas perguntas é fazer com que o estudante focalize ? sua atenção no desconhecido...” (Idem. p. 1-2).

P.1 Sei que esta proposta de começar pelo fim pode parecer meio estranha.

Você poderá estar raciocinando da seguinte maneira:

1. O fim é o ponto aonde desejo chegar.

2. Se ainda não cheguei lá, não posso saber como o fim será.

3. Como posso, portanto, começar do fim?

Você está resolvendo um quebra-cabeças. Há uma peça faltando. Será que você não pode e deve construí-Ia, pela imaginação? A forma da peça será o encaixe positivo daquelas que já estão prontas. A sua cor deverá ser a continuação das cores ao seu redor. Por este processo você construiu mentalmente a peça e é somente em decorrência deste fato, isto é, de você haver pensado o fim, que você poderá procurar a peça que está faltando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com