TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito Da Caverna

Pesquisas Acadêmicas: Mito Da Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  686 Visualizações

Platão criou a alegoria da caverna para explicar a evolução do processo do conhecimento. Acostumados a ver somente sombras ilusórias do real, precisamos habituar os olhos ao mundo luminoso na verdadeira realidade, num esforço ascensional do Mundo Sensível para o Mundo das Idéias. A metáfora platônica é, ao menos em sua dimensão epistemológica, bastante clara: a filosofia é a conversão do homem à inteligência.

Tomando por base os textos disponibilizados nesta primeira semana faça uma resumo do vídeo “Mito da Caverna”, comparando a narrativa com os tipos de conhecimento estudados no modulo.

Os conhecimentos estudados nesse modulo são o conhecimento sensível e intelectual. Sensível é quando a apropriação é física, acarretando reação fisiológica no organismo do sujeito cognoscente (luz, imagem, sons, percepção do tato) e o conhecimento intelectual é quando sua representação não é sensível e, portanto, a apropriação não é física, mas conceitual (verdades, princípios, leis). Tomando por base a alegoria da caverna os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.

Então o conhecimento sensível é a caverna, a visão distorcida da realidade, e mundo real é o conhecimento intelectual.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com