TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relatório

Por:   •  23/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

Nome do Observador: Kelle Vieira Santiago.    

Local: Cooperativa Copersul     Endereço:

Relatório

                     “O método de cooperação entre um grupo de pessoas se baseia na ação conjunta, no trabalho coletivo de indivíduos associados livremente para pôr em marcha a obtenção de melhores condições de econômicas, sociais, morais e civis, por meio de suas forças, para prestar reciprocidade, uma série de serviços’’. ( texto: A importância  das cooperativas na reciclagem; Seminários de Administração ; Outubro2011).

           O ambiente possui um barracão de aproximadamente 30x20m², uma porta na larga na entrada e outra que se consegue enxergar logo que se entra no barracão, sendo esta localizada no fundo. Dentro do barracão há três repartições, em uma delas é realizado o trabalho de separação do material reciclável, em outra há um armazenamento de materiais e há uma terceira onde se localiza uma pequena cozinha com mesa e geladeira, do lado uma pequena sala.          

            Do lado de fora do barracão há um terreno que percorre todo o território do mesmo, onde ficam muitos materiais recicláveis, eletrodomésticos estragados, muitos sacos plásticos, uma pequena horta de verduras, algumas árvores e uma pequena varanda.

            Na cooperativa trabalham cinco mulheres e cinco homens, cada indivíduo realiza seu trabalho sendo na bancada ou fora dela.  Entre tais, indivíduos de aproximadamente 30 anos até 50 anos de idade.

1º Dia, 09/10/2017   Hora: 14:00 ás 16:00

             Se observou nesse dia, que os cooperados do sexo feminino realizam o trabalho em uma bancada, separando os materiais recicláveis para a venda embalando em sacos de estopa. Já os cooperados do sexo masculino fazem o trabalham de prensar, carregar e pesar esse material. Além disso se observou uma certa falta de interação entre as cooperadas que trabalham na banca, cada uma realizando seu trabalho demostrando uma certa individualidade.

            Pode se observar que todos os indivíduos que trabalham dentro dessa cooperativa usam vestimentas como, calça, blusas de manga e sapatos fechados, porém dentre as cooperadas existe uma exceção já que esta usa somente chinelos, isso se deve ao fato de estar doente.

             O atual presidente da cooperativa, homem moreno cabelos e olhos escuros aproximadamente 40 anos de idade, relatou sobre o trabalho realizado, toda mão de obra demonstrando sabedoria e muito conhecimento sobre o seu trabalho. Assim como foi relatado pelo presidente da cooperativa o texto “ A importância da Cooperativa e Reciclagem” de Seminários em Administração (Outubro 2011) , diz que os atores sociais da reciclagem são os catadores que junto as cooperativas realizam um trabalho de redução dos impactos ambientais, isso porque seu trabalho permite um novo destino ao que provavelmente causaria muitos danos ao meio ambiente como os resíduos sólidos, além disso garante aos catadores uma renda para suas famílias.

              O cooperado Presidente, percorre por todo o terreno explicando em detalhes passo a passo dessa empreitada, no primeiro momento se separa todo material alguns até mesmo pela cor e brilho, no segundo momento esse material é ensacado ou prensado, e então é pesado, contabilizado e depois de um mês realizando todo esse trabalho é que se realiza a venda para desse material. O cooperado relatou a história da cooperativa com certa expressão de leve sorriso e ao mesmo tempo olhar apreensivo. Assim como ele o antigo presidente homem moreno, cabelos grisalhos, olhos escuros aproximadamente 60 anos de idade, também relata como chegou a cooperativa, sendo um catador de reciclagem antes de ser um cooperado, também relatou sobre a dificuldade de conscientização da sociedade e falta de conhecimento sobre o trabalho de reciclagem, não somente pela sociedade  como também  pelos próprios catadores muitas vezes visto como um trabalho  desvalorizado.

                     “Segundo Paiva (2006), o trabalho dos catadores é tido pela sociedade, e mesmo pelos próprios catadores, como destituído de importância, mesmo representando um elo importante da cadeia de reciclagem’’. (texto: A importância das cooperativas de reciclagem; Seminários em Administração Outubro de 2011).

Dia: 16/10/2017    Hora: 14:00 ás 16:00

            Se observou nesse dia a presença de novos integrantes da cooperativa, notando uma certa rotatividade entre eles, pois alguns que estavam no primeiro dia não se encontravam. Também a presença de um engenheiro da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas, um homem moreno, cerca de 1,80 de altura, veste calça jeans e camiseta branca, ele relata que acompanha há algum tempo a cooperativa.

            Segundo o texto: “ Cooperativismo e reciclagem de resíduos sólidos uma reflexão partir da psicanálise de grupos”, a engenharia tem grande importância dentro das cooperativas, pois favorece a apropriação de tecnologias desenvolvidas como, seleção, lavagem e moagem, além disso reduz o desperdício agregando valorização para o produto. O estudante de engenharia relata que a partir de uma empresa ele conseguiu implementar seu trabalho dentro da cooperativa.

            Depois de cerca de quarenta minutos, dois novos indivíduos chegam até o local, porém não são cooperados, um de pele, cabelo e olhos claros, outro pele e cabelos escuros, olhos claros. Apesar de não serem cooperados se nota certa familiaridade dentro daquele grupo com os trabalhadores. O estudante de engenharia mobiliza algumas cadeiras em forma circular, certa similaridade com uma roda, chama os cooperados e todos que estão no local para sentar nas cadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com