TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo 3

Pesquisas Acadêmicas: Modulo 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.715 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para discussão

1 – Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?

2 – Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas e pensamentos apresentados neste capitulo? Dê exemplos.

3 – Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração cientifica e a gestão administrativa é estudada no âmbito da mesma escola?

4 – Por que a burocracia é considerada um modelo de ideal? Quais são suas principais disfunções? Encontre exemplos.

5 – Quais dos princípios defendidos por Fayol ainda são válidos na atualidade? A contribuição de Taylor pode ser considerada ultrapassada? Justifique.

6 – Quais são as principais idéias defendidas pelos autores representantes das teorias de transição? Quais são as escolas posteriores que se inspiram nas idéias desses autores?

7 – Como os experimentos de Hawthome contribuíram para a consolidação da escola de relação humanas? Quais são as principais conclusões dessa escola?

8 – Qual a contribuição dos estudos sobre motivação da liderança para a administração?

9 – Qual é a relação existente entre a Segunda Guerra Mundial e o desenvolvimento da abordagem quantitativa em administração? O que é pesquisa operacional?

10 – Quais são as principais contribuições da teoria dos sistemas para o pensamento administrativo? Em que essas contribuições diferem das contribuições clássicas administrativas?

11 – O que é o enfoque contingencial? Quais são as principais contingências identificadas pelas pesquisas nessa área?

12 – Em que contexto se inserem as tendências contemporâneas em administração? Quais são as principais diferenças existentes entre a teoria da ecologia populacional e a teoria institucional?

13 – O que é o movimentos de estudos críticos em administração? Qual é a contribuição teórica de Alberto Guerreiro Ramos?

14 – Quais das abordagens analisadas neste capitulo fazem mais sentido para você? Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com