TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moradores De Rua

Casos: Moradores De Rua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  305 Visualizações

Relação ao livro Saber Cuidar:

Ao falar de cuidado com o próximo, o autor afirma que na há só a rede de relações sociais, existem as pessoas concretas, como humanos são seres falantes, pela fala constroem o mundo com suas relações. Por isso, o ser humano é na essência, alguém de relações ilimitadas, é concretamente um rosto com olhar e fisionomia. O rosto do outro torna impossível a indiferença. Especialmente o rosto do empobrecido, marginalizado e excluído. O rosto possui um olhar e uma irradiação da qual ninguém pode subtrair-se.

Por isso muitas vezes ao andar na rua muitas pessoas ao verem alguém nessa situação preferem desviar o olhar e seguir, sem ao menos cumprimentar tornando essas pessoas sentirem-se cada vez mais excluídos da sociedade.

No livro ele afirma que cuidar do outro é zelar para que esta dialogação seja libertadora, sinergética e construtora de aliança perene de paz e amorizaçao.

Como tratar alguém nessa situação?

Quando visitamos a Ronda, o coordenador Gilmar disse que ao chegar lá não deveríamos sentir pena pois o que estávamos fazendo não era uma caridade e sim o objetivo era dar força para eles verem que não estão excluídos e sair daquela situação pois só eles podiam buscar a libertação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com