TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos plásticos na mudança da sociedade de um modo de vida

Artigo: Importância dos plásticos na mudança da sociedade de um modo de vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Artigo  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 5

A importância dos plásticos na alteração no estilo de vida da sociedade

Com o desenvolvimento da indústria dos polímeros, muitos produtos que antigamente eram produzidos com materiais (vidro, cerâmica e aço) que hoje são substituídos por diversos tipos de plásticos que, devido à sua versatilidade, menor peso, maior facilidade de manuseamento e menor custo de produção cumprem de forma mais eficaz os requisitos pretendidos para os produtos.

A utilização dos plásticos, quer em novas aplicações, quer como substituto dos materiais tradicionais (metais, madeira, vidro), tem experimentado um significativo aumento nos últimos anos. As actuais sociedades desenvolvidas já não são capazes de subsistir sem a utilização dos plásticos, sendo inúmeras as situações em que se evidência a utilização deste material. Actualmente, existem mais de mil tipos de plásticos diferentes que se utilizam, como para a produção de fibras e novos materiais para a indústria têxtil, para materiais de construção civil com melhores desempenhos e menores custos que os materiais tradicionais, para a indústria dos transportes, da qual se destaca a indústria automóvel, na indústria farmacêutica, para a produção de embalagens, electrodomésticos, etc.

Marcos importantes na história dos polímeros

O desenvolvimento dos polímeros divide-se em três fases importantes do tempo:

1ª Fase: Polímeros naturais (da Antiguidade até ao século XIX).

Desde a antiguidade que se conhecem aplicações de polímeros naturais que se encontram em algumas substâncias vegetais e animais (borracha, âmbar, guta-percha, celulose).

2ª Fase: Polímeros naturais modificados ou semi-sintéticos (séc. XIX).

Na década 1840, Charles Goodyear, descobre acidentalmente o processo de vulcanização da borracha viabilizando a sua utilização, assim descobriu um novo tipo de polímeros, apenas modificou as propriedades de um polímero natural (ebonite, parquesina, celulóide, nitrato de celulose).

3ª Fase: Polímeros sintéticos (finais do século XIX até à actualidade).

No início do século XX, os processos de polimerização começaram a ser desenvolvidos permitindo a síntese de inúmeros polímeros a partir dos seus monómeros (policarbonato, acetatos, poliamidas).

Aplicações dos plásticos

Plástico no sector automobilístico

A introdução do plástico na indústria automobilística, na década de 70, foi decorrente da crise do petróleo e da necessidade de se produzir veículos mais leves, a fim de reduzir o consumo de combustível, mas mantendo a qualidade final do produto. Hoje em dia, no entanto, além da questão económica, o plástico passou a desempenhar papel imprescindível na composição dos automóveis por outras razões. Ele possibilita designs modernos, redução de peso, aumento da segurança, redução de custos e tempo de produção, além de ser imune à corrosão.

A indústria automobilística europeia, por exemplo, utiliza anualmente cerca de 2 milhões de toneladas de plástico.

Plástico no sector de informática

A indústria da informática é uma das que certamente requerem cada vez mais tecnologia sofisticada. A necessidade de adaptação constante aos avanços das máquinas obriga as empresas fabricantes de produtos voltados ao sector a se apressar na busca de diferenciais que possibilitem a conquista de uma maior fatia no concorrido mercado da informatização. Ainda assim, existe no universo das empresas uma unanimidade: a aplicação do plástico se torna a cada dia mais imprescindível para o desempenho final do seu produto. Para os monitores de computadores, por exemplo, o plástico é sem dúvida o material mais indicado. Menos de 20% do peso refere-se aos componentes plásticos, distribuídos entre gabinetes, suportes e botões. Além da vantagem da redução no peso final, a alta tensão contida no interior dos equipamentos torna praticamente inviável a aplicação de outro tipo de matéria-prima, como metal ou cerâmica. Esta característica de resistência ao calor, entre outras inúmeras vantagens, faz com que o plástico seja utilizado também em gabinetes e peças de aparelhos de TV, videocassetes, microondas e telefones celulares, aparecendo, em todos eles, como elemento fundamental.

Plástico no sector de saúde

A aplicação de materiais plásticos na área médica vai muito além das seringas descartáveis. Através de um workshop realizado por Medical Technology Special, em Outubro, na Alemanha, estima-se que 2,8 milhões de toneladas de plástico foram utilizadas, em 1997, pela Medicina, sendo que cerca de 770 mil toneladas apenas na Europa. O plástico representa o material mais aplicado na fabricação de produtos da área médica, com participação de 45%.

O actual estágio de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com