TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Emoção

Por:   •  9/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.019 Palavras (17 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CAMPUS CABO FRIO

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO

PROFa. DEANNE DE FREITAS

RELATÓRIO ESTÁGIO BÁSICO

SUPERVISIONADO III

POR

ILANA AMORIM

MARINA ROCHA

RENATA NEVES

SENDY GODINHO

Cabo Frio

2016/3 SEMESTRE

                                                             2015.3

ILANA AMORIM                                              SENDY GODINHO MARINA ROCHA                                             RENATA NEVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

BÁSICO SUPERVISIONADO III

Trabalho apresentado ao curso de

Psicologia, do Instituto de Ciências

da Saúde da Universidade Veiga

de Almeida, em cumprimento das

Exigências do estágio básico

supervisionado.

Prof. :Deanne de Freitas

Rio de Janeiro

2016.3

Sumário

1.0 - INTRODUÇÃO        

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 - MOTIVAÇÃO        

2.2 - O QUE É SER UM PROFESSOR        

2.3 - PROFESSOR X ALUNO        

2.4 - MOTIVAÇAO DO PROFESSOR        

2.5 - MOTIVAÇÃO DO ENSINO        

QUESTIONÁRIO QUANTITATIVO        

BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................


  1. INTRODUÇÃO

   

   

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1- MOTIVAÇÃO

Motivação vem do Latim MOVERE, “deslocar, fazer mudar de lugar”, então se pode dizer que é tudo o que faz mover, tudo que faz uma pessoa fazer algo, uma força que impulsiona. Contudo não se vê a motivação, pois ela é interna, sendo assim não tem como uma pessoa estudar a motivação de outra pessoa, ou dizer sua intensidade.  Existem dois processos na motivação:

•Processo interno - São experiências internas, como necessidades, cogniçõese emoções, então pode-se chamarde motivos.• Processos externos - Eventos ambientais que atraem ou repelem o indivíduo, então pode-se chamar de incentivo.

Motivação está relacionada com o interno do indivíduo com o externo, pois as situações em que o indivíduo se submete pode se reforçador ou não, caso não seja, sua intensidade de motivação vai diminuindo. Claro, o que é motivador para uma pessoa pode não ser motivador para a outra, como uma pessoa pode ficar mais tempo motivada e a outra não.(Rev. bras. ter. comport. cogn. vol.7 no. 1 São Paulo jun. 2005, ARTIGO DIDÁTICO, O conceito de motivação na psicologia).

A motivação vem junto com algumas palavras: intensidade, direção e persistência. Todas essas palavras estão juntas quando uma pessoa está motivada a algo, e o destino dessa motivação também vai depender delas. Para se entender melhor precisa- se definir cada uma.

• Intensidade - É a intensidade esforço da pessoa, porém não é só isso. Precisa-se ter uma qualidade desse esforço. Não adianta um atleta se esforçar para treinar, tem que ter uma qualidade nesse treino, um desempenho a ser estudado e melhorado.• Direção- O esforço tem que ir em direção à meta que almejada e desejada. Primeiro exemplo: fazer um bolo gostoso sem deixar solar. Segundo exemplo: conseguir uma medalhanas Olimpíadas.                                                                                             • Persistência- É a persistência no esforço que a pessoa mantém até conseguir sua meta. O que se vê é muita gente que começa muito motivado, querendo muito seu objetivo, mas por falta de persistência desiste no meio do caminho. Como por exemplo, as pessoas que querem fazer dieta, começam na segunda-feira e na quarta-feira já pararam. Porém tem pessoas que se mantém firme até alcançar a sua meta.

O ser humano tem necessidades biológicas e psicológicas. Essas necessidades sempre estão interligadas, por isso Maslow as agrupou em uma pirâmide de necessidade em cinco instâncias. Formando dessa maneira a teoria da hierarquia das necessidades, são elas:

• Necessidades fisiológicas- Essa é a primeira necessidade, é a base da pirâmide, ela é a fome, o sexo, a sede, o sono, entre outras necessidades do organismo. Para entender melhor pode-se pensar em quando uma pessoa está com fome não importando sua faixa etária, ela não irá conseguir se concentrar em nada, não irá conseguir aprender nada enquanto sua necessidade não seja saciada. Assim também quando está com sede, sono ou vontade ir ao banheiro. E no momento em que a pessoa estiver saciada ela subirá o próximo degrau da pirâmide.•Necessidadesde segurança- É quando as pessoas evitam sentirador, garantindo assim a segurança e a proteção, quando a pessoa consegue isso elapassapara o próximopatamar da pirâmide.                                                                               • Necessidades sociais - É quando a pessoa já se sente protegida e com a sua sobrevivência garantida e começa a construir suas relações sociais. O que muitas pessoas não sabem é que vivem estacionados muitos anos só nesse terceiro degrau, pois acham sempre primordial ser aceito e para isso faz todo o possível, assim não se posicionando com suas opiniões. Nesse degrau a pessoa só quer ser amado, e vê necessidade de ter outra pessoa no seu lado, pois só assim serão felizes. Pode-se até dizer que parece “não ter amor próprio”.                                            • Necessidades de Estima - É quando a pessoa busca a ascensão profissional, uma estabilidade, prestígio pessoal, assim satisfazendo o seu ego.  Isso acontece quando a pessoa para de se satisfazer com o outro e começa ser feliz com ele mesmo. Começa a encontrar a felicidade interior.                                                           • Necessidades de Autor realização - É o último degrau da pirâmide, é o fechamento de tudo. Quando a pessoa já passou por todos os degraus e está consolidando as necessidades de estima, tendo plena satisfação pessoal.Referenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com