TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no local de trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Motivação no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.586 Palavras (19 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 19

Motivação

1. Introdução

Antes de entrarmos no tema Motivação no Trabalho é importante expormos alguns aspectos e assuntos afins. Neste sentido, primeiramente iremos tratar do conceito de satisfação/insatisfação no trabalho e sua relação com o desempenho das pessoas dentro das organizações, além de sua influencia, ou não, sobre a rentabilidade.

“O termo satisfação com o trabalho se refere a atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza. Uma pessoa que tem um alto nível de satisfação com o seu trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele, enquanto uma pessoa insatisfeita apresenta atitudes negativas em relação a diversos aspectos de seu ambiente de trabalho” (Robbins, 2005).

Neste contexto, é possível traçar uma correlação entre satisfação e desempenho. Entretanto, muitas vezes ocorre uma dicotomia entre os objetivos individuais e organizacionais, ou seja, o conflito entre os objetivos que as organizações procuram atingir e os objetivos que individualmente cada participante pretende alcançar. A interdependência entre as necessidades do indivíduo e as da organização é imensa: a vida e os objetivos de ambos estão inseparavelmente entrelaçados. O importante é que o alcance do objetivo de uma das partes nunca venha a prejudicar ou a tolher o alcance do objetivo de outra.

Na prática: Explicando a relação entre satisfação no trabalho e desempenho

SATISFAÇÃO DESEMPENHO: As pessoas felizes tem um melhor desempenho.

MENSAGEM: deve-se tornar as pessoas felizes para melhorar o seu desempenho.

Como? Ou seja, COMO DEIXAR AS PESSOAS SATISFEITAS (felizes) NO TRABALHO?

Satisfazendo as suas necessidades.

Melhorando as condições de trabalho.

DESEMPENHO  SATISFAÇÂO: As pessoas se sentem bem no emprego porque estão tendo um bom desempenho.

MENSAGEM: deve-se ajudar as pessoas a atingir um ótimo desempenho.

COMO? Ou seja, COMO AJUDAR AS PESSOAS A MELHORAR SEU DESEMPENHO?

Treinamento;

Instruções de trabalho;

Apoio no trabalho.

RECOMPENSAS  SATISFAÇÃO DESENPENHO: Tanto o desempenho quanto a satisfação são comandados pela recompensa.

MENSAGEM: deve-se distribuir apropriadamente as recompensas para aumentar a satisfação e o desempenho.

COMO RECOMPENSAR APROPRIADAMENTE AS PESSOAS?

Programas de metas e objetivos;

As recompensas devem ser contingenciais,

ou seja, quanto maior o desempenho maior a recompensa.

A Abordagem Humanística estabeleceu uma quase sinonímia entre TRABALHADOR FELIZ e BOM TRABALHADOR.

Pesquisas efetuadas posteriormente (Iaffaldano, M. T., & Muchinsky, P. M., 2001 apud ROBBINS, 2005) revelaram que num nível individual não existe uma relação tão simples assim. Pode ocorrer qualquer tipo de relação entre MORAL e PRODUTIVIDADE.

Entretanto em um nível de análise organizacional, e tendo como base o enfoque gerencialista é possível inferir que existe uma relação direta entre a construção de um ambiente de trabalho saudável e um resultado financeiro acima da média. Porém, não pense que isto é uma questão de bom-mocismo da empresa: cria-se um círculo virtuoso no qual funcionários satisfeitos levam a um resultado financeiro melhor, que por sua vez, atrai os investidores, gera crescimento e cria novas oportunidades de emprego e de ascensão na carreira.

Fonte: Exame,2004.

Mesmo sabendo que o estudo da motivação humana tem raízes na Antiguidade, dentro da administração, ele surge a partir da Escola de Relações Humanas, que foi a primeira a enfatizar a satisfação do funcionário, a se ocupar com suas questões afetivas e pessoais, estudando e analisando de maneira sistemática os aspectos humanos dentro da organização.

Nas teorias clássica e científica, o enfoque motivacional era baseado na remuneração do funcionário, porém, se observa no decorrer do processo, uma maior preocupação por parte de empregado em manter seu emprego do que na própria remuneração.

Isso demonstra que o aspecto econômico é somente um dos fatores motivacionais, existindo, no entanto, “n” outros fatores que também tem sua relevância.

Sob o enfoque da psicologia a motivação é um conceito que tem sido intensamente discutido há pelo menos um século, mas ainda é de difícil definição. A motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento.

Motivação tem a ver com a direção, intensidade e a persistência de um comportamento ao longo do tempo.

• A direção refere-se à escolha de comportamentos específi¬cos dentro de uma série de comportamentos possíveis; por exemplo, um funcionário pode de¬cidir ir ao trabalho em um determinado dia, em vez de ligar para a empresa dizendo estar do¬ente e fazer alguma outra coisa, como assistir televisão, fazer compras ou visitar um ami¬go.

• A intensidade se refere ao esforço que uma pessoa empenha na realização de uma ta¬refa, Se a um funcionário é dada a tarefa de varrer o chão, ele pode empenhar um grande esforço varrendo com força c rapidamente ou não querer se esforçar, varrendo vagarosa¬mente.

• A persistência diz respeito ao contínuo engajamento em um determinado tipo de com-portamento ao longo do tempo. Os funcionários podem fazer horas extras para concluir ta¬refas que eles estejam motivados a completar.

Vista por outra perspectiva, a motivação refere-se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta dos desejos, necessidades ou vontades. Algumas pessoas são altamente motivadas a ganhar dinheiro, e presume-se que esse alto grau de motivação pode afetar o comportamento para tal aquisição.

De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com