TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motricidade

Pesquisas Acadêmicas: Motricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 2

Para uma criança pequena o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço, o ato motor faz-se presente em suas funções expressivas, pode-se dizer que no inicio do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade com a interação do seu meio social.

Somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva que corresponde as competências instrumentais, para agir sobre o espaço e o meio físico.

Na Educação Infantil, promover atividades através de jogos, brincadeiras, dança e práticas psicomotoras, deve fazer parte da rotina escolar

A psicomotricidade abrande duas grandes áreas: a motricidade grossa e a motricidade fina.

Motricidade grossa

Relaciona-se com o controlo corporal no seu todo: postura, equilíbrio estático e dinâmico, deslocamentos e balanços.

Motricidade fina

Relaciona-se com os movimentos de maior precisão: coordenação olho-mão e destreza na manipulação de objetos.

O desenvolvimento psicomotor é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do bebé e da criança. Nos primeiros anos de vida, grande parte da informação é obtida através das experiências que temos com o nosso próprio corpo.

Através do movimento, dos estímulos e da interação com os objetos, com os outros e com o meio, a criança descobre, interpreta e compreende o mundo, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais.

As rotinas, a partilha de espaço e de brinquedos, a possibilidade de avaliar e tomar decisões, o faz de conta ajudam a criança a crescer de forma estruturada, divertida e confiante.

As pequenas brincadeiras/atividades entre pais e filhos, num ambiente descontraído e sem pressão, ajudam a criança a crescer num ambiente divertido e a promover a relação de confiança na família.

A brincar ou nas pequenas tarefas diárias, como a alimentação ou banho, por exemplo, pode trabalhar pequenas competências com o seu filho como pegar numa colher, num copo, atirar água para um ponto específico, agarrar pequenos objetos com os dedos, tocar e agarrar determinadas partes do corpo, balançar o corpo

A motricidade é o estudo dos movimentos que implica, aprender sobre as decisões que tomamos acercados movimentos mas também na maneira como desenvolvemos as decisões e produção de atividades motoras. A capacidade de movimentos permite respostas adaptativas ao ambiente, isto implica que a nossa orientação de atenção se concentra mais nas ações que fazemos do que nos movimentos propriamente ditos.Através do movimento a criança, começa a conhecer-se a si própria, aos outros e os objetos. Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia, sendo através da atividade motora que a criança percorre o seu trajeto de desenvolvimento e por adaptações sucessivas vai adquirindo informações complexas, variadas e progressivamente mais elaboradas.A motricidade é o produto final da evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com