TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Nova Consciência - Uma Nova Realidade

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto Despertar de uma Nova Consciência

Questões de Gênero e Sexualidade

Uma Nova Realidade

Duração do projeto: Indeterminado

Público alvo: Alunos de Ensino Médio

INTRODUÇÃO:

A educação sexual e a afetividade, são temas preocupantes para os pais e professores, que estão formando cidadãos responsáveis pelos seus atos. E toda discussão começa pela determinação do sexo. Sendo ela genética ou biológica. Porém este conceito é perpassado pela concepção de que sexo e gênero são expressões das condições sociais, culturais e históricas em que o indivíduo está inserido.

O sexo social, portanto o gênero, é que situa o indivíduo no mundo e o determina ao longo da vida, em suas escolhas, oportunidades, trajetórias, vivências, lugares, interesses etc. Assim mais do que uma questão sexual genética ou biológica, temos então a definição do que seja masculino e feminino.

É nas relações de gênero que nos importa refletir sobre essas construções históricas, a partir das diferenças biológicas. Sendo a sexualidade e a identificação de gênero, um processo simbólico e histórico que expressa a constituição da identidade do sujeito. E como ele vive a questão da sua intimidade é que da significação das normas, da moral e da ética grupal.

O presente projeto – além de trazer elementos autoetnográficos, ou seja de minhas experiências pessoais, metodologicamente vivenciadas dentro do contexto universitário - objetiva resgatar o processo de formação da personalidade e identidade do sujeito adolescente, em seu contexto sociocultural, possibilitando tanto aos jovens, pais e professores, uma nova leitura e re-leitura, sobre o que sejam sexo, gênero e sexualidade, bem como sobre preconceitos, estigmas, tabus e dogmas etc.

O adolescente na busca de conhecer seu corpo e expor sua afetividade, precisa também conhecer suas responsabilidades, ter consciências de suas escolhas, de saber discernir valores e atitudes, bem como saber identificar sua vulnerabilidade no contexto em que se insere. Tendo como ponto de partida uma visão biopsicossocial, política, afetiva e ideológica, sem que para isto vá em detrimento ao seu valor como “indivíduo e pessoa”.

O projeto visa através de uma nova metodologia, técnica e dinâmica de grupo, utilizar-se da ferramenta de questionários, agora sob um novo enfoque, em que adjetivos como preconceito, violência e discriminação, não sejam os temas primeiros, únicos e relevantes para a consecução do projeto. Sem que com isto sejam menos importantes. Mas, sim, a partir de dois grupos focais e de duas questões centrais: “Aqueles que sofreram preconceito e Aqueles que não sofrem preconceito” - sendo todos inseridos nas questões de gênero e sexualidade – abordar diversidade e novas questões nas relações sociais e, em como a pessoa se vê a si mesma, descortinando suas afetividades, comportamentos, hábitos, formas de se expressar e de se relacionar com a sociedade e com o contexto em que se inserem os envolvidos.

Objetivando assim a compreensão e formação de valores e padrões comportamentais, que levem em conta a preservação da vida, distribuição dos papéis sociais, divisão de trabalho, igualdades das relações e no acesso aos recursos e oportunidades.

JUSTIFICATIVA:

De acordo com as estatísticas na crescente disseminação da violência e da incompreensão social, em todos os âmbitos da sociedade, de um falta de preparo de pais e professores no intuito de educar e orientar filhos e alunos, é possível ainda observarmos um número crescente de contundências e incompreensões quanto aos assuntos pertinentes as questões de gênero e sexualidade.

O adolescente inicia cada vez mais cedo a sua vida sexual, porém muitos ainda desconhecem seu corpo, nem o mundo, ou seja a sociedade e suas normas, regras e valores que lhe circundam. Esta desinformação e a falta de reflexão, tem levado muitos adolescentes que se inserem nas questões de gênero e sexualidade, a um sofrer tanto existencial, como social, que muitas vezes faz com que o mesmo carregue duvidas, incompreensões e negativismos pela vida toda.

A escola é um espaço de vivências, bem como dos alicerces na formação da personalidade e identidade dos adolescentes. Local assim adequado para traçar estratégias pedagógicas que interfiram, orientem e esclareçam quanto as questões de gênero e sexualidade. Pensando assim, é que o projeto ora proposto, visa através de uma pesquisa metodológica inicial, elaborar um plano de ação que seja possível de ser implantado e implementado, a fim de possibilitar ações que sejam voltadas para a mudança e transformação dos atuais paradigmas quanto as questões de gênero e sexualidade.

OBJETIVO GERAL:

O projeto visa através de uma já aplicada metodologia, técnica e dinâmica de grupo, utilizar-se da ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com