TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo de Evitar Predadores

Por:   •  24/3/2018  •  Artigo  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

O módulo de evitar predadores

        Evitar predadores é um problema muito importante do ponto de vista dos genes. Os genes não poderão ser passados para as gerações seguintes se seu dono for comido. Qualquer gene que tenda a fazer com que seu dono evite predadores então se espalhará pela população.

        Como seria esse módulo de detecção de predadores? Ele teria que ser capaz de detectar possíveis predadores, distinguir os que representam perigos verdadeiros dos que são inofensivos e, no caso do perigo, disparar comportamentos de esquiva ou defesa. De fato, cada uma dessas tarefas pode ser executada por um módulo separado. Então, a tarefa de evitar predadores pode ser realizada por um grupo de módulos ao invés de um único módulo.

        O primeiro módulo do sistema de evitar predadores detectaria possíveis predadores. Com qualquer sistema de detecção existe uma troca entre precisão e velocidade. Pense num alarme contra ladrões. Por um lado você quer que o alarme seja preciso, você não quer que ele dispare quando qualquer gato passar. Você não quer alarmes falsos. Por outro lado você também quer que seu alarme dispare imediatamente quando um ladrão tentar entrar. Não adianta muito ter um alarme contra ladrões que toca cinco minutos depois que o ladrão saiu da casa. O problema é que leva tempo para descobrir se o animal que está entrando em casa é um gato ou um ladrão. Quanto mais preciso o alarme, mais lento ele é. Ao contrário, se você quiser um alarme mais rápido você terá que aturar uma quantidade maior de alarmes falsos.

        Qual custa mais, um alarme falso ou detector lento? Se for uma questão de detectar predadores um alarme falso provoca um gasto de energia por ter que correr de algo que de fato não é perigoso. Um detector lento, no entanto, pode fazer com que seu dono seja comido. Então é melhor ter um sistema rápido que ocasionalmente dá alarmes falsos do que um sistema lento que é sempre preciso. Então esperaríamos que o módulo de detecção de predadores seja rápido e impreciso mais do que lento e preciso.

        Enquanto você está reagindo a um alarme dado pelo módulo de detecção de predadores outro módulo pode então ter mais tempo para decidir se o alarme foi disparado por um perigo verdadeiro. Se foi, então o comportamento de evitar predadores é mantido. Se o segundo módulo decidir que o primeiro módulo deu um alarme falso, no entanto, pode anular o comportamento de esquiva.

        Existe alguma evidência de que isso pode de fato estar ocorrendo. O neurocientista americano Joseph LeDoux (O Cérebro Emocional. Editora Objetiva Ltda. 1988) tem mostrado que as emoções de medo, que nos preparam para fugir de um predador, ou ficar paralisado para evitar sermos vistos, é servido por dois mecanismos neurais. Um mecanismo "rápido e rasteiro" que, como sugere o nome, é muito rápido mas não é muito preciso. Ele freqüentemente emite alarmes falsos. O outro mecanismo é muito mais preciso mas é mais lento. Por exemplo, suponha que você esteja andando pela mata e olha para baixo e vê um objeto longo e fino. Você paralisa porque o mecanismo rápido pensa que é uma cobra. Então, milisegundos depois você relaxa porque o mecanismo lento, mais preciso, percebe que o objeto é de fato um cipó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com