TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NASCIMENTO PSICOLÓGICO DO SER HUMANO

Tese: NASCIMENTO PSICOLÓGICO DO SER HUMANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 3

1. Justificativa

È pelo movimento que a criança traduz sua vida psíquica e manifestações motoras, construindo seus primeiros meios de comunicação com o meio-ambiente. Suas atividades intelectuais assim se manifestam e a como também a aquisição da linguagem simbólica. A criança então pouco a pouco emerge da relação fusional com a mãe, sendo esta primeira relação com a mãe que constitui as bases de todas as relações que virão. (Roger, 2004).

Desse modo, o presente trabalho se justifica pela relevância do conhecimento e da experiência adquirida com relação à primeira infância, tanto pela técnica de observação que se designa como um importante instrumento de pesquisa cientifica para a psicologia. Além de obter habilidades teóricas e práticas sobre a primeira infância, já que se constitui um período essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na infância.

2. Objetivo Geral

Observar uma criança de dois anos em interação com o meio.

2.1 Objetivos específicos

Verificar o desenvolvimento motor dessa faixa etária.

Identificar a construção da linguagem neste período.

Conhecer a manifestação afetiva.

3. Desenvolvimento

NASCIMENTO PSICOLÓGICO DO SER HUMANO

A criança nasce sobre um total desamparo que vai depender de um Outro (mãe) para sustentar esse lugar, a mãe precisa se fazer sujeito para essa criança. A criança então seduz a mãe, e é essa captura que vai possibilitar que a criança saia desse desamparo. Logo, é o Outro (mãe) que apresenta o mundo e o corpo da criança á criança. Então é a partir desse laço com o Outro que um sujeito pode advir, esse laço representa a constituição do sujeito. (Hoyer, 2002).

Até os três anos, mas sobretudo durante o primeiro ano de vida a relação com a mãe é importante para o bom desenvolvimento da criança. A independência e a autonomia, da criança de 18 meses, ocorrem pela reaproximação da criança ao “andar atrás” da mãe. Esse comportamento diz de um desejo de reunião com o objeto de amor e o medo de ser por ele reabsorvido. Sua fonte de prazer é a interação social com a mãe. ( Roger, 2004).

O ego se estrutura graças á comunicação (a criança pode pedir que seu desejo seja satisfeito), a identidade sexual começa, a criança procura e encontra uma grande distância entre o self e o mundo objetal. (Roger, 2004, p. 68).

Aproximadamente aos 24 meses a criança e sua mãe tornam dois indivíduos separados que encetam uma relação de troca mútua. O desenvolvimento social, como o desenvolvimento afetivo, constitui-se em grande parte entre 0 e 3 anos e a partir da relação com a mãe. (Roger, 2004).

Até os três anos a criança descobre o outro como ela descobre seu próprio corpo e o conjunto do seu meio-ambiente: seus pequenos companheiros são estímulos que lhe permitem exercer a motricidade, sua inteligência, sua linguagem e a começar a se afirmar como pessoa. (Roger, 2004, p. 71).

ESTÁGIO PSICOSSEXUAL

O estágio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com