TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUNCA ME SONHARAM

Por:   •  27/9/2021  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista - Unip

Curso: Psicologia – Matutino

Nome:

Disciplina: Psicologia Escolar

Professor/a:

NUNCA ME SONHARAM

Nunca me sonharam é um documentário que relata a vida em escolas públicas ao redor do Brasil. Por meio de depoimentos individuais, alunos, professores e coordenação, descrevem   as   dificuldades   e   frustações   experienciados   nas

instituições de ensino.

O filme expõe as condições precárias das salas de aula e falta de estrutura presente no cotidiano de inúmeros jovens brasileiros. Questionando então até onde se pode aprender nessas condições. Sob o olhar de diferentes pontos de vista, pode-se perceber, que ao contrário do   que   se   acredita   popularmente, diferentes   alunos   sonham   com   uma educação melhor. Porém, isso não é uma tarefa fácil, devido ao sentimento de impotência   e   desesperança   em   um   lugar   onde   não   se tem voz   ativa.  Há também o fato de a situação financeira de muitos, que interfere na vida escolar, contribuir para a falta de esperança em relação ao futuro.

Apesar disso, o documentário dá voz para diversos estudantes que acreditam na mudança e estão dispostos a participar ativamente desse processo, assim como professores que sem suporte da instituição iniciaram por conta própria projetos sociais e culturais para desenvolver o potencial dos jovens estudantes.

Um dos primeiros passos para o início dessa “utopia” seria uma mudança na forma das relações estabelecidas nas instituições.  Sob essa   perspectiva o Psicólogo   Escolar   seria   de   extrema   importância   pois   ele, através   de suas intervenções, irá ajudar os educadores e alunos a ter uma nova visão, focando promover a autonomia e desenvolvimento de potencias de todos.

O texto Atuação do psicólogo na educação: Análise de publicações brasileiras faz uma crítica ao modelo seguido por muitos psicólogos escolares, o uso da psicometria e o tratamento das “crianças problemas”, crianças com dificuldades de   aprendizado   por   meio   de   análises   clínicas.   Assim, o   tratando individualmente, excluindo a instituição qualquer responsabilidade. Ao reduzir o problema dessa forma se distancia das determinantes desse processo.

O   psicólogo, nesse   contexto   deveria   atuar   junto   a   questões   instrucionais, podendo   então   articular   intervenções   e   construir   mecanismos   de   atuação partindo de uma psicologia escolar crítica que busca autonomia. Analisaria também   fenômenos   escolares, seus   determinantes   econômicos, sociais   e políticos.

É   necessário   conhecer   não   só   aspectos   sociais   do   aluno, mas   também considerar suas origens históricas, psicológicas e políticas, no contexto escolar

e incluir e incentivar a sua participação ativamente nas atividades realizadas.

Como   apresentado   em   Nunca   me   sonharam, os   alunos   vêm   de   lugares

diferentes, e não é possível esperar que todos ajam de uma  certa  forma, quando não sequer se conhece suas circunstâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com