TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Documentário Nunca me Sonharam

Por:   •  31/10/2018  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  1.958 Visualizações

Página 1 de 2

Nunca me sonharam

A construção deste texto sentido se deu a partir da exibição do documentário “Nunca me sonharam”, produzido por Maria Farinha filmes e dirigido por Cacau Rhoden, apresentado pelo instituto Unibanco. O seguinte documentário trata da realidade da educação de ensino médio no Brasil, mostrando na voz dos estudantes, professores e gestores dos colégios, as dificuldades que vivem no presente e seus sonhos e expectativas para o futuro em relação à vida estudantil e profissional.

Pude perceber na voz dos alunos, que apesar das dificuldades que a educação pública apresenta, a maioria luta para alcançar o futuro profissional que deseja. Os educadores e gestores são essenciais para que isso aconteça, porque embora a escola não ofereça suporte para uma educação básica de qualidade, pelo fato das políticas públicas para a educação serem fracas e não oferecerem recursos suficientes, os educadores tomam suas próprias iniciativas para ajudar esses alunos a entrar em contato com uma educação de qualidade, fazendo com que a evasão escolar diminua e que os jovens tenham vontade de ficar na escola sem que isso seja visto como uma obrigação.

Um exemplo de iniciativa dos educadores mostrado no documentário é um professor que leva sua turma já conhecida por ser complicada faltosa e bagunceira, para um torneio de futebol em uma quadra onde ele mesmo disponibilizou transporte e lanche para os alunos, por mais que não fosse sua obrigação. Isso fez com que os jovens reconhecessem seu valor, já que o professor acreditou na capacidade que os mesmos possuíam para vencer o torneio, e como um dos alunos relatou, ninguém nunca havia feito isso por ele. Outro exemplo dado no documentário foi o de uma professora que levou seus alunos para mergulharem em um rio para uma aula de física, e o de um professor de um colégio público conhecido de Belém, que levou seus alunos para estudarem os ângulos dos retângulos e quadrados da estrutura arquitetônica da escola para uma aula prática de matemática, já que no colégio não havia laboratórios. Segundo uma das alunas entrevistadas, a aula prática faz com que os alunos interajam com o meio e entre eles.

De acordo com um desses professores citados nos exemplos acima, o rendimento do aluno está diretamente ligado à gestão escolar, a forma que o aluno é tratado dentro da escola. Para entender esse jovem, é necessário compreender os seus sonhos. Estar em um ambiente afetuoso, é motivador e acolhedor para o estudante.

Quando algo começa a não funcionar dentro da escola, é preciso que se examine e atue no que está dando errado, e para isso é necessário a visão que o estudante tem sobre essa dificuldade, para que as coisas sejam consertadas e comecem a fluir perfeitamente para o bom rendimento não só do aluno, mas também dos professores e gestores que fazem parte do funcionamento da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com