TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Documentário: Nunca me Sonharam

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  7.900 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS NOVA VENÉCIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ELIETE DA SILVA MACHADO

RESENHA CRÍTICA

NOVA VENÉCIA, ES

2018

Resenha Crítica do documentário “Nunca me Sonharam”

O documentário “Nunca me sonharam” é um documentário produzido por Cacau Rhoden, são diálogos de jovens do ensino médio das escolas do ensino público, contando a sua real visão do ambiente escolar e o que isso afeta no presente e pode representar para seu futuro. Conta ainda com a participação de especialistas dá área, familiares e educadores. 

O filme dá a voz ao jovens, abrindo um espaço de uma autonomia e autenticidade, raridade nos filmes tradicionais. O documentário amplia o espaço para discussões e debates acerca do ensino médio público, das juventudes brasileiras e da sociedade contemporânea.

Mostrou no início sobre as diferentes realidades encontradas pelos alunos, o contexto social inserido de cada aluno, mostra como será a sua forma de aprendizagem, relata falas dos alunos mostrando quais são seus sonhos. são mostradas as dificuldades em relação a infraestrutura, localização, problemas externos que atrapalham uma rotina escolar, ausência de alguns professores na grade, a influência do meio sobre aqueles jovens, entre outros. Parece ser impossível acreditar que é possível ser alguém na vida tendo essa realidade.

O que os alunos vivem constantemente é uma pressão social onde eles tem como objeto não serem os reflexos do que seus pais são hoje, eles querem alcançar coisas além do que seus pais conseguiram, pois muitas vezes os pais não conseguiram estudar.

O ensino de cada aluno é particular e individual, assim cada aluno irá vai conseguir absorver o conteúdo à sua maneira. Alguns alunos moram em áreas afastadas de sua escola onde precisam atravessar rios de balsas para estudar, muitas vezes esse cansaço do deslocamento prejudica a aprendizagem do aluno.

Os jovens que tem uma baixa renda familiar, precisam começar a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento da família, muitas vezes esses jovens que procuram o emprego não conseguem trabalho, pois as empresas exigem uma experiência para contratar as pessoas, porém como que os jovens irão adquirir tempo de serviço se não houver a primeira oportunidade para começar. Com relação ao emprego conquistado, ele pode atrapalhar o aprendizado do aluno, o aluno que gasta seu tempo com o trabalho nem sempre consegue estudar em casa o conteúdo programado para as aulas.

Os alunos têm muitos sonhos, nesta fase da adolescência, e eles já sabem que para seus sonhos serem realizados a base de tudo é a educação. Fazendo analogia a um teatro, a vida de cada aluno é um personagem onde se cria e se reinventa de acordo com a necessidade da ocasião, os adolescentes são pessoas com grande oscilação de humores e personalidades.

Acredito, assim como muitas pessoas do documentário, (alunos, professores, psicólogos), a educação é a chave para o sucesso de qualquer um dos objetivos a serem alcançados, sem educação você não entende a sociedade.

A escola precisa refletir o grande motivo da evasão escolar nestas series do ensino médio, muitas vezes, aulas repetitivas, ensino tradicional, faz com que o alunos percam o interesse pela escola, até mesmo a infraestrutura escolar também interfere na aprendizagem, algumas escolas estão sem nenhuma estruturas para receber seus alunos.

Precisa-se de aulas práticas para o aluno produzir conhecimento, a partir de sua própria realidade, pois o aluno já traz uma bagagem consigo mesmo, a escola precisa ser aberta para atender os diferentes públicos. É necessário aulas atraentes para motivar os alunos a estudarem, pois muito esforço é necessário para continuar estudando devido as realidades encontradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com