TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades Especiais

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Questões da P1 Talita Necessidades Especiais

  1. Faça um breve relato sobre as constantes mudanças que ocorreram na forma de dividir a pessoa com deficiência comentando a possível evolução ou não dos termos utilizados.
  2. Fala-se muito no termo pessoa com deficiência mas o que se entende por deficiências?
  3. Discorra sobre a deficiência intelectual bem como as formas de avaliação

Respostas

  1. No começo eram chamados – os inválidos, esse termo significava individuo sem valor, e foi utilizado até o século XX embora sem sentido pejorativo.

Do sec XX até 1960 eram chamados de indivíduos incapacitados que não são capazes de fazer alguma coisa, mais tarde esse termo evoluiu para indivíduos com capacidade residual e foi um avanço para a sociedade reconhecer que a pessoa com deficiência poderia ter capacidade residual mesmo que reduzidas.

Também foram chamados de os deficientes – Os expcionais e em 1981 + - A ONU chamou de pessoas deficientes foi atribuído o “valor” pessoas que tenha deficiência igualando-as em direitos e dignidade a maioria dos membros de qualquer sociedade ou pais. A partir de 1981 não se usou mais a palavra individuo.

1988 + - 1993 pessoas “portadoras de deficiência” termo usado em países de língua portuguesa, para substituir o termo pessoas deficientes.

1990 até hoje Pessoas com necessidades especiais

1994 pessoas com deficiência

2002 portadores de direitos especiais

1990 até hoje pessoas com deficiência tem valores, responsabilidades de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo a inclusão de todas as pessoas.

  1. São aquelas pessoas que apresentam algumas anormalidades, fisiológica ou anatômica ou psicológica aqueles que possuem restrição físicas mental ou sensórias que seja permanente ou transitório, esses “problemas” limitam e restringem a capacidade de exercer uma ou mais atividades da vida diária dessa pessoa.

  1. A deficiência intelectual DI é caracterizada pela redução no desenvolvimento cognitivo, ou seja, QI normalmente abaixo do esperado para a idade cronológica mais defict ou prejuízo no funcionamento adaptativo de pelo menos 2 áreas, comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais e uso de recursos comunitários

Deve se avaliar independência, trabalho, segurança e habilidades acadêmicas.+

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com