TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nell - Resenha e análise

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Cristian Azevedo – RA 8205952012

Daniela – RA

Gabriel Silva Borges – RA 8074866143

Lidiane Fagundes Garcia – RA 8483179533

Rafaela Avila Trassantes – RA 8409150718

APRENDIZAGEM: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO E OPERANTE

PENSAMENTO, LINGUAGEM E INTELIGÊNCIA

Abril /2015

Rio Grande


[pic 3][pic 4]

Cristian Azevedo – RA 8205952012

Daniela – RA

Gabriel Silva Borges – RA 8074866143

Lidiane Fagundes Garcia – RA 8483179533

Rafaela Avila Trassantes – RA 8409150718

APRENDIZAGEM: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO E OPERANTE

PENSAMENTO, LINGUAGEM E INTELIGÊNCIA

ATPS desenvolvida na

disciplina de Processos Psicológicos Básicos II,

        terceiro semestre,  orientada pela

 profª Michele Cristello

Abril /2015

Rio Grande

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o tema a aprendizagem clássica e operante e pensamento, linguagem e inteligência, tendo como referência uma proposta de atividade da disciplina de processos psicológicos básicos II, cursada no terceiro semestre do curso de Psicologia.

Tendo como referência o filme “Nell” veremos sobre os processos de aprendizagem. Iremos relacionar as formas de aprendizado apresentados por Nell no decorrer de sua história.

Veremos as funções dos processos cognitivos de das restrições biológicas na aprendizagem de Nell. Como a aprendizagem molda o pensamento e linguagem; motivações e emoções; personalidade e atitudes.

Serão abordados o pensamento, a linguagem, a memória, a percepção, o raciocínio, a aprendizagem, a inteligência e devidamente exemplificados com trechos do  filme assistido.

Nell

        O filme conta a história de Nell, uma mulher que tem cerca de 30 anos de idade, fruto de um estupro, que foi criada por sua mãe em uma floresta isolada da sociedade. Ela é considerada uma selvagem, pelo seu modo de viver, de falar.

        Nell só teve contato com sua irmã gêmea, que faleceu ainda criança e com sua mãe, que devido a uma paralisia facial teve a fala comprometida. Quando sua mãe faleceu ela foi descoberta na sua casa na floresta.

        Em pouco tempo ela transformou-se em um mistério para a medicina, por seu modo de falar especulava-se que ela teria algum tipo de distúrbio mental. O médico Dr. Jerome Lovell e a psicóloga Dra. Paula Olsen começam a fazer um acompanhamento com Nell. Os dois passaram a observá-la para tentar descobrir se realmente havia algum distúrbio mental e estudar seus costumes e limitações.

        Achava-se que Nell era incapaz de viver sozinha na floresta, pensavam que o melhor seria interná-la em um hospital psiquiátrico. Contudo, o Dr. Lovell, foi contra essa ideia, pois convivendo com ela percebeu que ela era absolutamente capaz de viver em seu mundo.

        Nell também tornou-se uma lição de vida, pois demonstrou que dentro de sua realidade conseguia viver bem e era capaz de aprender coisas novas. Talvez ela não fosse capaz de viver em nossa sociedade, porque tinha medo de desconhecidos, do dia, de ruídos e de tudo que fugisse do que ela conhecia. E em função de sua mãe ter um problema na fala, elas acabaram por desenvolver um dialeto próprio.

        Passado um tempo e com a ajuda dos doutores Lovell e Paula, Nell foi habituando-se à sociedade, ao sol, os ruídos e com as pessoas. Ela passou a ensinar a simplicidade e tomou a frente da sua vida.

        Nell perdeu o medo e conseguiu falar de um modo que lhe entendessem. Ela não era doente e não tinha problemas mentais, apenas vivia de uma maneira peculiar. Afinal tudo que aprendeu foi ensinado por sua mãe, assim ela foi condicionada a simplicidade e falácias mal formadas.

        Vê-se, portanto, que o meio ambiente em que vivemos influencia diretamente em questões de sobrevivência, civilização e costumes. Cada um tem uma subjetividade e um modo de aprender, dentro de suas limitações.


Tabela 1 – Modelos de aprendizagem adotados por Nell

Aprendizagem associativa por

Condicionamento

Clássico

Aprendizagem associativa por

Condicionamento Operante

Aprendizagem por observação

Exemplo de comportamento

apresentado por Nell

 

Devido uma doença a mãe de Nell teve paralisia facial, o que acabou prejudicando a sua capacidade de fala, por esse motivo Nell acaba criando tal dialeto, que na verdade só se criou pela dificuldade de falar da sua mãe.

Por causa de seus medos Nell não saía de casa durante o dia, porém seu terapeuta achou uma maneira de fazê-la sair e mostrá-la que não havia nada de perigo, usando o fato de ela provar a pipoca e gostar, trazendo para a rua o pacote, onde ela teve de ir atrás para poder ganhar.

Com a observação diária de Dr. Levell e Dra. Paula à Nell, eles começam a entender e aprender o dialeto criado pela mesma.

Função dos processos cognitivos e das restrições biológicas de aprendizagem

        A cognição faz parte do desenvolvimento intelectual do indivíduo: pensamento, linguagem, memória, percepção e raciocínio.

        O pensamento é uma forma de processo mental e atividade intelectual, é o ato de formar ideias organizadas, possibilitando o indivíduo de planejar e definir estratégias, previsão e solução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (217.6 Kb)   docx (845.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com