TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuro

Trabalho Escolar: Neuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

1. ETAPA I

Neurônios é Suas Diferentes Formas e Funções

Neurônio é a célula nervosa que, juntamente com as células da neuróglia, forma o tecido nervoso. Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo; através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.

O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso. É formado por um corpo celular denominado pericário, de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio; dendritos, prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente, células epiteliais sensoriais e outros neurônios; e axônio, um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células, como as musculares, glandulares ou mesmo outros neurônios.

A sua função básica é captar os estímulos externos e convertê-los em impulso elétricos que chegará até uma glândula ou um músculo efetor de uma reação. Os mesmos podem ser classificados em neurônios motores, cuja função é transmitir o sinal vindo do sistema nervoso central até os órgãos efetores (que se movem), como as fibras musculares; neurônios sensoriais, receptores dos estímulos sensoriais do meio-ambiente e do próprio organismo; e interneurônios, que constituem extensas redes de neurônios.

O núcleo de um neurônio é circundado por citoplasma e, na maioria dos neurônios, é esférico, grande e pálido, isso porque seus cromossomos encontram-se desespiralizados, indicando o metabolismo elevado destas células. Normalmente os neurônios possuem um só núcleo, porém nos gânglios sensitivos e simpáticos, são binucleados.

Fonte: http://www.infoescola.com/sistema-nervoso/neuronios/

Tipos de neurônios

*Neurônios multipolares, que apresentam mais de dois dendritos. A grande maioria dos neurônios é desse tipo.

*Neurônios bipolares, possuidores de um dendrito e de um axônio. São encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória.

*Neurônios pseudounipolares, que apresentam, próximo ao corpo celular, prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central. São encontrados nos gânglios espinhais.

Fonte: www.afh.bio.br

Os neurônios podem ser classificados segundo sua função:

*Neurônios motores: efetuam uma ação, enviam mensagem para execução (vísceras, músculos, glândulas). Sai do sistema nervoso central em direção ao periférico. Exemplo: neurônio multipolar.

*Neurônios sensoriais: captam a mensagem do meio externo, interno e de células sensoriais e manda para o sistema nervoso central. Exemplo: neurônio bipolar e pseudounipolar.

*Neurônios interneurônios: estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos.

Fibras aferente e eferente

As fibras viscerais aferentes conduzem impulso nervoso originado em receptores situados nas vísceras (visceroceptores) ao sistema nervoso central.

Em geral estas fibras integram nervos predominantes viscerais (aferentes) juntamente com as fibras do Sistema Nervoso autônomo (eferentes). Eles conduzem impulsos elétricos que não se tornam conscientes ao contrário da somática.

Fisiologia dos neurônios

Neurônio: Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio. No corpo celular, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas; Os dentritos são prolongamentos finos geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular; O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dendritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.

Células Glia: Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar seu funcionamento. Essas células constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo.

Impulso Nervoso: A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido modificações na permeabilidade da membrana plasmática. Inicialmente, começa a passagem de Na+, permitindo entrada de grande quantidade desses íons na célula, aumentando a quantidade relativa de carga positiva na região interna na membrana, provocando sua despolarização.

Sinapses: Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses. A sinapse é uma região de contato muito próxima entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.

Sistema Nervoso Central O encéfalo se aloja no interior do crânio, e a medula espinhal no interior de um canal existente na coluna vertebral. Ambos são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios.

Funções do encéfalo: As informações vindas das diversas partes do corpo, chegam até partes específicas do encéfalo, os centros nervosos, onde são integradas para gerar ordens de ação na forma de impulsos nervosos que são emitidos às partes do corpo através das fibras motoras presentes nos nervos cranianos e espinhais.

A camada mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com