TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuro tonus

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 5
  • Tônus e reflexos
  • Quando a informação sensorial chega ao SN ele planeja e organiza o movimento habilidoso
  • Sherington para cada estimulo tem cada receptor e esse pelo seu axônio distal leva sua informação ate o 2° neurônio que e responsável pela condução da informação ate o musculo gerando resposta. Para cada estímulo eu tenho uma resposta que podemos chamar de reflexo e os reflexos seriam as unidades mínimas do comportamento humano. Todo comportamento humano seria construído a partir dos reflexos? Sim, parte do comportamento precisa do reflexo.

  • Classificação dos reflexos
  • Exteroceptivos: que são excitados a partir dos receptores cutâneos
  • Interoceptivos : que são excitados pelos receptores viscerais e proprioceptivos (profundos).

Quando pensamos em reflexos exteroceptivos, normalmente estão relacionados a nociceptores (reflexos nociceptivos)eles são reflexos de proteção.

  • Reflexo cutâneo plantar (reflexo exteroceptivo)

Ele e estimulado pela planta do pé, com uma superfície arredondada e ai faz estimulação a partir do calcâneo e indo ate os dedos resposta normal no reflexo cutâneo plantar é a flexão dos dedos que e a resposta de proteção. Quando esse reflexo esta alterado essa resposta muda se torna estereotipada sempre da mesma forma, o que muda ai sim é patológico. Quando temos reflexo cutâneo plantar em extensão, tem extensão do hálux e abertura dos outros dedos em leque. Essa é uma resposta patológica e chamado de babinsk, reflexo de babinsk presente é um sinal de alguma lesão no SN que libera um reflexo ou que deixou de modular. Esse seria um reflexo de proteção. Babinsk presente= sinal patológico.

  • Reflexo cutâneo abdominal

Estimular a pele em ambos os lados do abdome, em direção a cicatriz umbilical. Quando vc faz esse estimulo a resposta esperada é que o umbigo desloque para o mesmo lado estimulado. Como se fosse a contração do musculo com estimulo sensorial. Quando esse reflexo esta presente é uma resposta normal. Se eu tenho uma lesão medular ai ele é ausente.

  • Reflexo nociceptivo, reflexo de flexão e extensão cruzada.
  • Como funciona o reflexo de dor, chamado de reflexo de retirada?

O reflexo de retirada é um reflexo exteroceptivo, depende das terminações nervosas livres da periferia e conduzem essa informação nociceptiva pelas vias aferentes ate o corno da raiz dorsal e ai eles entram na raiz dorsal p/ medula espinal. Quando tenho estimulo de dor essa informação e conduzida pela medula e ai na medula essa sensação de dor gera uma sinapse facilitadora para os músculos flexores, a partir do estimulo de dor, essa informação chegam na medula faz sinapse com os motoneurônios que são responsáveis pelos músculos flexores e a resposta vai ser de retirada, uma resposta flexora de tais músculos.

Em que músculos isso vai ser gerado? Em vários músculos isso e uma característica dos reflexos também é muito importante.

Quando agente avalia reflexo esperamos uma atividade primaria do musculo principal, mas dependendo do estimulo, essa resposta reflexa, ela é passada, gera uma resposta em mais de um nível da medula espinhal. Então ela consegue estimular o motoneuronio em vários níveis da medula e é com isso que o reflexo de retirada, você tem tanto ativação dos flexores do quadril, flexores de joelho, quando de dorsiflexores.  A função é de proteção, a ideia da flexão é afastar aquele segmento do estimulo de dor.

-> Ex: Coloquei minha mão na chapa quente, quando coloquei a mão no chapa eu vou retirar no mesmo momento, só que quando retiro minha mão da chapa eu preciso ter uma resposta postural para deslocar o corpo, para que haja essa resposta de retirada eu tive estimulação da musculatura flexora, o que precisa acontecer para que a musculatura antagonista para que o movimento seja eficiente? Tem que relaxar, ela tem que ter uma inibição. Porque se eu tiver em conjunto essa atividade da musculatura flexora e extensora, o movimento não sai. Então quando existe um estimulo nociceptivo, temos a ativação da musculatura agonista flexora e ai você tem a inibição da musculatura antagonista extensora.

Quando temos a estimulação de uma musculatura agonista e a inibição da musculatura antagonista, esse mecanismo é chamado de inibição recíproca.

Para contrair flexor e inibir extensor, eu preciso ter um ajuste postural, que ajude a me manter em pé. Então ao mesmo tempo em que há estimulação da musculatura flexora, com inibição da musculatura extensora, o que vai acontecer com esse mesmo estimulo? Ele cruza a medula, vai fazer do outro lado a estimulação da musculatura extensora e a inibição da musculatura flexora, isso também é um mecanismo de inibição reciproca, mas agora é do outro lado, E é invertido. Isso permite que eu, por exemplo: pisei na pedra e retiro a perna e ao mesmo tempo tem um reforço postural extensor do outro lado e agente fica em pé. Enquanto eu tenho flexão de um lado eu tenho extensão do outro, chama-se reflexo de extensão cruzada. Ao mesmo tempo em que eu tenho um estimulo nociceptivo que faz a retirada, esse mesmo estimulo faz a extensão cruzada. Favorece a extensão do membro contra lateral. Esse circuito é o mesmo circuito usado para a marcha: um comando que é muito mais elaborado que a marcha que compartilha dos mesmos circuitos reflexos de um estimulo nociceptivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com