TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociencia Basica

Artigo: Neurociencia Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS DE NEUROCIÊNCIA BÁSICA

ETAPA 2

Aula-tema: Impulso nervoso. Sinapses. Neurotransmissores.

Passo 2 (Equipe)

Depressão

É muito comum vivenciarmos momentos de tristeza e desânimo e acreditarmos que estamos na mais profunda depressão. Entendido como “o mal do século”, o conceito tornou-se popular e passou a sofrer generalizações com o passar do tempo.

”Diferente do momentâneo estado de tristeza, a depressão se caracteriza pelo prolongamento dos sintomas. Algumas vezes isso acontece porque as manifestações da depressão podem sofrer intervalos de maior e menor intensidade, levando a uma sensação temporária de melhora. Assim, o paciente adia a busca por ajuda por se sentir melhor, mas a tendência é a reincidência.”

A depressão tem estado em toda a parte do mundo ela vem se desenvolvendo cada dia mais, está presente na vida dos adolescentes e jovens, contudo existem muitos profissionais capacitados para ajuda-los a se recuperar e ter a vida mais saudável possível.

O historiador, escritor e professor australiano, Geoffrey NormamBlainey certa feita disse: “Muito do que hoje é considerado depressão, não passa de um corpo precisando de trabalho”

No final dos anos 50 surgiu acidentalmente o primeiro antidepressivo cuja aplicação visava o tratamento da esquizofrenia. Foi através disto que surgiu a teoria biológica da depressão visto ter-se compreendido que o antidepressivo aumentava a concentração de duas substâncias ao nível do cérebro designadas por “neurotransmissores”. (Afonso, 2004).

Desta forma, a teoria monoaminérgicos da depressão justifica o aparecimento da doença como consequência de uma deficiência dos neurotransmissores que seria um estado deficitário de monoaminas, norepinefrina e serotonina, resultante de determinados processos patológicos (doença, drogas, stress) e provocando a diminuição, igualmente patológica, daquelas aminas e daí resultariam os próprios sintomas depressivos. Ou seja, de acordo com esta hipótese, as pessoas deprimem-se porque nos seus cérebros existe norepinefrina e serotonina a menos.

http://www.psicologosberrini.com.br/textos-psicologia/depressao/

http://www.sintomasdepressao.com/causas-da-depressao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com