TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Ocorrem As Relações Entre Neuropsicologia E Educação

Trabalho Universitário: Como Ocorrem As Relações Entre Neuropsicologia E Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

ITDE – INSTITUTO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL E

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS DR. EDMUNDO ULSON

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA PARA EDUCADORES

PROFESSOR MSC NAIM AKEL FILHO

Tele sala Campo Largo

ÁVILA MARIA GARRETT SAVI DE ANDRADE 104144

IEDA MARIA GOMES DA COSTA ZELENSKI 110532

IZABEL DAS GRAÇAS SPAKI 165890

SUELI CATARINA SEGURO 155101

SIMONE APARECIDA MILLIORIN 165187

ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE FUNDAMENTOS DE NEUROPSICOLOGIA – COMO OCORREM AS RELAÇÕES ENTRE NEUROPSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

ARARAS/SP

2011

2

Como ocorrem as relações entre Neuropsicologia e Educação

Embora a neuropsicologia e a educação constituam dois campos distintos em suas bases de investigação, as duas ciências possuem elos em comum, a implementação das funções cognitivas.

A neuropsicologia esclarece o funcionamento do cérebro como totalidade e que os processos mentais representam o produto da atividade cerebral como um todo unitário, em permanente interação com o meio. Desta forma a neuropsicologia tem contribuído com a educação principalmente na educação especial. A educação especial está voltada a trabalhar com indivíduos acometidos por síndromes, alterações da configuração anatômica do cérebro e traumas nas estruturas cerebrais que comprometem algumas destas áreas ou os órgãos dos sentidos. São situações que causam transtornos e trazem graves conseqüências para o desenvolvimento de atividades motoras. É por isso que a neuropsicologia é importante e tem esse elo de ligação com a educação.

O profissional que atua em sala de aula, no apoio pedagógico deve estar comprometido com o conhecimento do desenvolvimento cerebral e cognitivo para que possa observar e avaliar o comprometimento do aluno com relação à aprendizagem e encaminhar o mesmo para um diagnóstico mais aprofundado, o qual é realizado por um especialista da neuropsicologia.

È importante ressaltar que outro ponto importante do elo entre as duas está na interação e no desenvolvimento do sujeito como um todo tanto biológico quanto social e a educação principalmente a sala de aula é o espaço mais propício para que o sujeito ultrapasse esse desafio e se desenvolva cognitivamente.

A neuropsicologia e a educação ainda estão se delineando nesta caminhada e têm suas delimitações específicas, mas, contribuem para a

3

interdisciplinaridade e ao intercâmbio do conhecimento. A união das duas deve contribuir para a reeducação e reabilitação de portadores de necessidades especiais através de metodologias e processos que se trabalhados conjuntamente terão um resultado eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com