TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nivel De Grupo

Ensaios: Nivel De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Nível de grupo

De forma geral, grupo pode ser definido com duas ou mais pessoas que interagem visando um objetivo comum. Os grupos podem ser classificados como primários e secundários dependendo do nível de interação que há entre as pessoas dentro deles. Os primários são caracterizados pelo relacionamento interpessoal direto entre os membros, como é o caso do grupo familiar e de amigos, nos grupos secundários as tarefas e metas que fazem a união do grupo, como acontece no trabalho.

Dentro das organizações os grupos podem ser formais quando são formados pela estrutura da organização, já nos informais a contrução desses grupos não depende dos objetivos organizacionais, mas sim para atender as necessidades sociais.

É possível classificar os grupos diante do grau de semelhança entre algumas dimensões como questões pessoais e características econômicas, assim podendo ser homogêneos quando há um grau de compatibilidade entre os membros como idade, grau de escolaridade e heterogêneo quando há variações nessas dimensões.

Outra forma de classificar os grupos está diante da duração do serviço, sendo permanentes no exemplo de departamentos onde existe um trabalho continuo a ser feito, e temporários que estão ali para desempenhar determinada função e quando esta estiver concluída o grupo é dissolvido, como acontece em grupos relacionados a força tarefa.

Para se obter um grupo forte e unido é preciso que os elementos componentes deste grupo estejam em perfeita estabilidade, os objetivos pessoais e grupais devem ser claros e estar em equilíbrio, é preciso de motivação para realizar as tarefas propostas, junto com uma boa comunicação entres os membros possibilitando a troca de informações diretas e claras, além da liderança que exerce a função de orientar e comandar o grupo.

É possível identificar no grupo cinco estágios, que é a formação, tormenta onde ocorre conflitos, normalização, desempenho quando os esforços são voltados a tarefa e em alguns grupos a interrupção ou estágio final.

Estrutura dos grupos

Todo grupo tem sua estrutura e par ser eficaz é preciso identificar e conhecer como funciona.

O papel é a função ou comportamento que cada membro exerce no grupo.

As normas são os padrões de comportamento exercido e compartilhado pelo grupo podendo ele ser oculto onde cabe ao membro observar, identificar e compreender o ambiente e situação.

A coesão é o grau em que as pessoas são atraídas para permanecer como grupo, é mais forte a coesão em grupos informais. A coesão está ligada a produtividade por meio das normas de desempenho que podem aumentar ou diminuir a produção.

Nível da organização

O nível da organização interfere no comportamento de seus membros podendo a depender do ambiente restringir e controlar a criatividade, comprometendo a produtividade.

Comportamento humano no trabalho

A organização é um sistema social formado por pessoas que assemelham um objetivo, mas possuem inúmeros fatores que agregam importância diante da sua função em uma organização. Variáveis internas externas guiam o comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com