TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Admirável Mundo Novo

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista

Curso de Psicologia

Trabalho desenvolvido sobre a leitura do livro “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, como parte do programa da disciplina de História do Pensamento Filosófico

Ribeirão Preto

2014

1 – Porque o autor afirma que todos os governos do mundo serão totalitários?
Com o crescimento populacional em progressão geométrica contra o a oferta de recursos naturais em progressão aritmética, como previa a teoria malthusiana, a economia se torna mais precária, ficando o sistema vulnerável a manifestações sociais e para conter o caos, será necessário um governo com poder cada vez mais centralizado.

2 - Exemplifique: o lado negativo e o positivo da propaganda para o desenvolvimento do amor a servidão.

O lado negativo é que o Estado Totalitário, através dos meios de comunicação, faz uso de demasiadas distrações com o objetivo de impedir que o povo preste atenção à realidades da situação social e política., o que acarreta uma sociedade alienada, vulnerável à absorção de quaisquer ideias sem ter a capacidade de crítica. Tomemos, por exemplo, a estratégia de Hitler com a propaganda nazista: como orador carismático, fez nascer na nação um amor exacerbado à raça alemã e um ódio mortal a outros povos.

O lado positivo é estabilidade social e, como consequência desta, a superação de problemas atuais como a violência.

3 – Porque o processo Bokanovisky é um dos instrumentos da estabilidade social?
Através deste processo obtêm-se um grupo grande de pessoas a partir de um mesmo embrião (gêmeos idênticos) que serão condicionados desde a embriogênese para exercer uma atividade de trabalho específica e ocupar uma das castas em que se divide a sociedade. Em resumo, é uma produção em série de seres humanos, nos mesmos moldes do Fordismo. Não é estranho portanto que Ford tome uma forma de divindade na história.

Uma gravidez natural neste mundo utópico provocaria desordem no sistema, pois o bebê não seria condicionado como os outros. Há uma passagem no livro - quando John questiona Mustafá por que ao invés de produzir gêmeos idênticos, não se produziam todos Alfa-Mais-Mais, que eram indivíduos distintos - que retrata bem essa visão:

“Um homem decantado em Alfa, condicionado em Alfa, enlouqueceria se tivesse de fazer o trabalho de um Epsilão semiaborto, enlouqueceria ou começaria a destruir tudo. Os Alfas podem ser completamente socializados, mas com a condição de que lhes seja dado trabalho de Alfa. Somente a um Ípsilon se pode pedir que faça sacrifícios de Ípsilon, pela simples razão de que, para ele, não são sacrifícios. São a linha de menor resistência”.

4 – Qual o objetivo de condicionarem os bebês das classes baixas a não gostarem de flores?

Observar flores é gratuito e, portanto, está fora dos padrões consumistas. Numa sociedade totalmente voltada ao consumo, em que tudo é utilizado e descartado (inclusive as pessoas) e o reaproveitamento está fora de questão, torna-se necessário o condicionamento pavloviano com os indivíduos para que estes não percam seu tempo com o que não possa gerar lucro, como as flores, ou que possam colocar em risco a estabilidade do sistema, como os livros. E desta forma, garantindo o consumo dos produtos necessários às atividades de lazer para os quais eram condicionados.

5 – Explique o funcionamento das castas.

No Admirável mundo novo, as castas são divididas, em ordem decrescente de status social em alfa, beta, gama delta e ípsolons. Estas castas ainda se subdividem em "mais e menos", classificando as pessoas como alfa mais ou beta menos por exemplo. Os alfas e os betas não participavam do processo Bokanovsky e ocupavam cargos de nível intelectual mais elevado na sociedade. Já os gamas, deltas e ípsilons, frutos do processo Bokanovsky., eram destinados às profissões de caráter operacional, com tarefas manuais e penosas, por isso o maior número de indivíduos, pois o modelo de produção em série demanda grande contingente.

No mundo atual existe o sistema de castas, mas por ordem cultural, como na Índia, em que este sistema é hereditário, passando de pai para filho e só pode haver casamento entre indivíduos da mesma casta.

Seja no livro ou na vida real, as castas são uma divisão da sociedade em que não pode haver mobilidade social.

6 – Porque a exigência de sempre tomar Soma?

Desenvolvida de forma a não provocar o mal estar após consumo, (como as drogas atuais como a bebida), o soma provoca desde bem estar física até um sono de várias horas por indução. Por permitir uma fuga da realidade, é utilizado pelo Estado para controlar a sociedade: as castas inferiores recebem uma pequena ração da droga ao fim de cada dia de trabalho, e a manutenção do vício é mais um estímulo ao trabalho. Isso fica bem claro na parte do livro em que John joga fora os vidros de soma e os trabalhadores se revoltam.

Seu vapor é utilizado também como forma de controle em caso de possíveis desordens, Substituindo as bombas de efeito moral e o gás lacrimogêneo empregado pelas autoridades policiais de nossa sociedade.

As castas mais altas recebem o soma livremente e nas raras vezes em que surgem nelas pensamentos contrários ao sistema, consomem a droga voluntariamente.

7 – Descreva a vida na aldeia e como John era tratado.

A vida na aldeia era considerada “primitiva”, uma vez que as pessoas ainda “nasciam” e a estrutura familiar era vigente, havia liberdade, os sentimentos eram valorizados, havia criação de vínculo entre as pessoas, e no lugar de aulas hipnoédicas e condicionamentos pavlovianos, nada mais que a endoculturação para a transmissão da cultura.

John não era considerado parte da aldeia, mas um intruso, assim como sua mãe. Desde criança ele era impedido de participar de várias atividades com os outros da mesma idade e sofria com os xingamentos por parte de outras crianças relacionadas à promiscuidade de sua mãe.

8 – Como acontecia a educação dos bebês, das crianças e dos adultos?

Por condicionamento pavloviano (através de estímulos condicionados, gerando respostas condicionadas, hipnopedia (através de gravações incessantes durante o sono). Os ensinamentos variam de acordo com a casta. As crianças recebem uma educação sexual intensa, sendo apresentadas ao erotismo durante a infância através dos chamados "jogos eróticos".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com