TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Adolescente Alcool e Drogas

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.921 Palavras (28 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 28

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde

Curso Psicologia

Cristiane Resende

Eloisa Santos

Karoline Ferraz

Louellen Matos

Luciano Henrique

Marcia Gomes

Minara Diole

Patrícia Leopoldino

TRABALHO FINAL:

Adolescência e o uso de Álcool e Drogas

        

Belo Horizonte

2015

Cristiane Resende

Eloisa Santos

Karoline Ferraz

Louellen Matos

Luciano Henrique

Marcia Gomes

Minara Diole

Patrícia Leopoldino

TRABALHO FINAL:

Adolescência e o uso de Álcool e Drogas.

Trabalho de Psicologia apresentado como requisito de avaliação ao Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, do Centro Universitário UNA.

Professora Orientadora: Camila Fardin Grasseli

Belo Horizonte

2015


RESUMO


Este presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de obter uma revisão crítica da literatura sobre o uso de drogas na adolescência, a importância familiar e da cultural, para o entendimento de sua complexidade. Sendo está à fonte de socialização do adolescente, a relação de diversos contextos como: a familiar, a escolar, a mídia e a comunidade de convivência, as práticas educativas. Refere-se também ao consumismo na família e os estilos de criação que pode facilitar ou não o uso de drogas na adolescência. Além disso, foi analisado também quais os tipos de drogas e álcoois que são utilizados e quais os seus efeitos. Observou-se também qual a porcentagem de uso das drogas e álcoois na adolescência e as porcentagens que prolongam o seu uso na vida adulta. Buscou-se analisar também quais os tratamentos que são efetivos para a diminuição ou encerramento do uso de drogas e álcoois na adolescência. Conclui-se que o uso de drogas e álcoois na adolescência vai muito além de fatores individuais, deve-se ser levado em conta também os aspectos sociais e familiares.

Palavras-chaves: Adolescência; Família; Drogas; Tratamento; Fatores de proteção;


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CATEGORIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DE DROGAS        5

 2.1 Fatores que levam os adolescentes a serem usuários        5

3 DROGAS COMO FUNÇÃO SOCIALIZADORA        2

 3.1 Fatores de risco e proteção        22

 3.2 Quantos adolescentes serão usuários na vida adulta        22

4 PSICOLOGIA NO TRATAMENTO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS        27

5 METODOLOGIA        27

6 CONCLUSÃO        28

7 REFERÊNCIAS        30


1 INTRODUÇÃO

Para iniciarmos a discussão acerca do adolescente usuário de álcool e drogas, primeiramente faz-se necessário entendermos a definição de ambos os conceitos.

O consumo de álcool em excesso pelo adolescente traz várias consequências graves para sua saúde, evidenciando-se que esta droga socialmente aceita é a porta de entrada para o consumo e o vício em outras drogas, ditas ilícitas. (ALVES, 2013)

Definindo o conceito “Droga”, desta forma entende-se que é toda a substância, natural ou sintética, que pode alterar o funcionamento do organismo. As drogas, enquanto substâncias podem ser lícitas, como o álcool e o tabaco. O outro tipo são as drogas ilícitas, que são substâncias proibidas de posse e consumo para qualquer pessoa, como a heroína, a maconha, a cocaína, o LSD (ácido lisérgico), plantas alucinógenas e opiáceos. (ALVES, 2013)

Grande parte das drogas ou substâncias psicoativas começaram por ter uma aplicação “curativa” ou médica. Assim sendo fundamental fazer uma distinção entre psicoativas e drogas psicotrópicas. (ALVES, 2013)

Drogas Psicoativas “são aquelas que alteram comportamento, humor e cognição”. (CARLINE et. al., 2001). Estas são drogas que atuam diretamente no Sistema Nervoso Central.

Drogas Psicotrópicas “são aquelas que agem no Sistema Nervoso Central produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora sendo, portanto, passíveis de auto-administração.” (CARLINE et. al., 2001). São então estas que geralmente conduzem a dependência.

Podemos também ressaltar que a qualidade e a intensidade das alterações produzidas pelas drogas psicotrópicas dependem de vários fatores, tais como:

  • O tipo de droga (suas características farmacológicas);
  • A quantidade utilizada;
  • As características pessoais do utilizador;
  •  As expectativas em relação aos efeitos da droga;
  • As circunstancias nas quais ocorre o uso. (CARLINE et. al., 2001).

As substâncias psicotrópicas ilícitas, vulgarmente conhecidas como consumo de drogas, são produtos químicos que alteram o Sistema Nervoso Central provocando momentos temporários de prazer, euforia, ou sensações de alívio do medo, da dor ou de frustrações. As drogas psicotrópicas atuam principalmente no cérebro. Deriva daí a denominação psicotrópica: tropismo ou atração pela mente. O aumento da experimentação de drogas entre jovens tem se tornado um sério problema em muitos países. A droga ilícita e mais consumida na Europa e nos Estados Unidos é a Cannabis (maconha). O uso de Cannabis entre jovens pode ser um preditivo de desajustes psicossociais e eleva a chance de dependência na vida adulta. (CARLINE et. al., 2001).

Em relação aos efeitos da Cannabis na saúde, o seu consumo prejudica os pulmões podendo adquirir doenças relacionadas com o sistema respiratório, como a sinusite, inflamações nos brônquios e traqueia, causando tosse crónica. Há que considerar também que o consumo desta substancia enfraquece a coordenação motora e retarda os movimentos reflexivos. Outra das substâncias ilícitas que prejudicam gravemente a saúde é a cocaína, esta pode causar insónia, problemas arteriais, tromboses ou estados depressivos. Quando a cocaína é aspirada destrói a mucosa interna do nariz, causando dores de cabeça, nariz escorrendo e hemorragias nasais. Se for injetada corre-se o risco da contaminação de determinadas doenças. A cocaína e o Crack, ambos são a mesma substância. A diferença entre elas que “pedra”, para o crack, e pó branco cristalino, para a cocaína, e na forma com exercem sua ação. A cocaína é aspirada e absorvida pela mucosa nasal, ou diluída em água e injetada na veia. (CARLINE et. al., 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (299.5 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com