TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião e uso de drogas entre adolescentes

Artigo: Religião e uso de drogas entre adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Artigo  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

ARTIGO

Artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. Köche (1997, p. 149) afi rma que “o artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão”. Salvador (1977, p. 24) apresenta cinco razões para escrever artigos científicos. São elas:

a) Expor aspectos novos por nós descobertos, mediante o estudo e a pesquisa, a respeito de uma questão, ou de aspectos que julgamos terem sido tratados apenas superfi cialmente, ou soluções novas para questões conhecidas; b) expor de uma maneira nova uma questão já antiga; c) anunciar resultados de uma pesquisa, que será exposta futuramente em livro; d) desenvolver aspectos secundários de uma questão que não tiveram o devido tratamento em livro que foi editado ou que será editado; e) abordar assuntos controvertidos para os quais não houve tempo de preparar um livro.

O artigo é um meio de atualização de informações e por isso, enquanto fonte de pesquisa, jamais pode ser ignorado por alunos e professores no processo de busca e aquisição de conhecimentos.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003) os artigos são classifi cados em dois tipos: original e revisão.O artigo original “parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais [...] (relatos de experiência de pesquisa, estudo de caso etc.)”. O artigo de revisão “parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas”. O resumo do artigo escrito por Dalgalarrondo e outros (2004), publicado pela Revista Brasileira de Psiquiatria, exemplifica um artigo original. Acompanhe a seguir:

Religião e uso de drogas por adolescentes

Introdução: Estudos internacionais e nacionais mostram que a religiosidade é um modulador importante no consumo de álcool e drogas entre estudantes adolescentes. Objetivos: verificar se diferentes variáveis da religiosidade infl uenciam o uso freqüente e/ou pesado de álcool e drogas entre estudantes de 1º e 2ºgraus.

Métodos: Estudo transversal com uma técnica de amostragem do tipo intencional. Foi utilizado um questionário anônimo de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 2.287 estudantes de escolaspúblicas periféricas e centrais e escolas particulares da cidade de Campinas, SP, entrevistados no ano de 1998. As drogas estudadas foram: álcool, tabaco, solventes, medicamentos, maconha, cocaína e ecstasy. As variáveis independentes incluídas na análise de regressão logística foram: filiação religiosa, frequência de ida ao culto/ missa por mês, considerar-se pessoa religiosa e educação religiosa na infância. Para identifi car como as variáveis de religiosidade influenciam o uso de álcool e drogas utilizaram-se análises bivariadas e a análise de regressão logística para resposta dicotômica.

Resultados: O uso pesado de pelo menos uma droga foi maior entre os estudantes que tiveram educação na infância sem religião. O uso no mês de cocaína e de “medicamentos para dar barato” foi maior nos estudantes que não tinham religião. O uso no mês de ecstasy e de “medicamentos para dar barato” foi maior nos estudantes que não tiveram educação religiosa na infância.

Conclusões: Várias dimensões da religiosidade relacionam-se com o uso de drogas por adolescentes, com possível efeito inibidor. Particularmente interessante foi que uma maior educação religiosa na infância mostrou-se marcadamente importante em tal possível inibição.

O resumo do artigo escrito por Pedroso e outros (2006, grifo nosso), publicado pela Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, exemplifi ca um artigo de revisão. Leia o texto a seguir:

Expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco

Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão teórica acerca do construto expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco. As expectativas de resultados são determinadas a partir do que as pessoas acreditam acerca dos efeitos de determinada droga, sendo uma variável importante no tratamento de dependentes químicos. Foram realizadas buscas de artigos publicados nas bases de dados MEDLINE, PsycINFO, ProQuest, Ovid, LILACS e Cork, usando os descritores belief, expectancy, expectation, drugs, psychoactive e eff ect. Os resultados demonstraram que as expectativas de resultados frente ao uso dessas substâncias podem surgir de fontes como: exposição a estímulos condicionados, dependência física, crenças pessoais e culturais e fatores situacionais e ambientais. Conclui-se que ainda há necessidade de novas pesquisas quanto às expectativas relacionadas às diferentes substâncias psicoativas e faixas etárias para uma melhor compreensão deste construto.

Para a publicação de um artigo científico é necessário que se observem as recomendações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003) que estrutura, de maneira geral, os seguintes elementos: pré-textuais, textuais, pós-textuais. Os elementos pré-textuais apresentam, na página de abertura, as informações que identifi cam o artigo; os elementos textuais apresentam os resultados do estudo em três partes logicamente encadeadas: introdução, desenvolvimento e conclusão; e os elementos pós-textuais apresentam as informações que identificam o artigo, traduzidos para uma língua estrangeira, conforme indicação da própria revista, como também, as referências, apêndices e anexos.

Conheça os itens que compõem cada um dos elementos da estrutura de um artigo.

Elementos pré-textuais - os elementos pré-textuais são os seguintes:

a) título - contém o termo ou expressão que indica o conteúdo do artigo;

b) autoria - nome do autor ou autores, acompanhado de um breve currículo em nota de rodapé;

c) resumo - apresenta objetivos, metodologia, resultados e conclusões alcançadas. Deve ser elaborado de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003);

d) palavras-chave - termos indicativos do conteúdo do artigo.

Elementos textuais - Os elementos textuais são constituídos das seguintes partes:

a) introdução - apresenta o tema-questão-problema, justifica-o, expõe os objetivos e descreve a metodologia que foi adotada na realização da pesquisa;

b) desenvolvimento - apresenta fundamentação teórica e os resultados do estudo;

c) conclusão - analisa criticamente os resultados do estudo e abre perspectivas para novas investigações.

Elementos pós-textuais - Os elementos pós-textuais são os seguintes:

a) título e subtítulo (se houver) - escrito em língua estrangeira;

b) resumo - o mesmo resumo que aparece como elemento pré-textual, porém escrito em língua estrangeira;

c) palavras-chave - escritas em língua estrangeira;

d) notas explicativas - citadas para evitar notas de rodapé;

e) referências - apresenta as obras que foram citadas no corpo do artigo conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002).

f) Glossário - definição, em ordem alfabética, de termos que assumem significado específico no artigo;

g) Apêndice - texto escrito pelo autor, que complementa as idéias contidas no desenvolvimento;

h) Anexo - texto não escrito pelo autor, que fundamenta, comprova ou ilustra aspectos contidos no desenvolvimento;

É importante salientar que nem todas as revistas científicas seguem rigorosamente a ordem dos elementos apresentados nesta seção. Alguns itens podem variar de acordo com as necessidades e/ou exigência de cada conselho editorial.

Independentemente disso, é importante que professores e alunos sintam-se motivados para publicar os resultados de suas atividades científicas ou didáticas.

Fonte: Caderno: Universidade do Sul de Santa Catarina

...

Baixar como  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »