TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Adolescente a preparação Educacional e Vocacional

Por:   •  21/9/2015  •  Artigo  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 10

O ADOLESCENTE, A PREPARAÇÃO EDUCACIONAL E VOCACIONAL

Bárbara Cristina Pereira da Silva;

Djéssica Aparecida Teixeira Freitas;

Gicele Fátima Saul

Jéssica Aparecida Alves Gabilão

Jeovanir Souza

Jossan Pereira Silva

Kamila Budny

Larissa Alves[1]

Helena Lúcia Froelich[2]


O ADOLESCENTE, A PREPARAÇÃO EDUCACIONAL E VOCACIONAL

Bárbara Cristina Pereira da Silva; Djéssica Aparecida Teixeira Freitas; Gicele Fátima Saul; Jéssica Aparecida Alves Gabilão; Jeovanir Souza; Jossan Pereira Silva; Kamila Budny; Larissa Alves[3]; Helena Lúcia Froelich·.

RESUMO[a]

Adolescência, processo de desenvolvimento com modificações mentais e biológicas, em uma busca incessante por uma identidade própria, no qual jovens procuram outros referenciais além da família, os professores também são pessoas importantes para eles se identificarem, até mesmo pelo forte convívio, neste sentido, tendo uma participação essencial no processo, sendo difícil não só para quem o vive como para todos ao redor. Criando comportamentos com as novas experiências, tendo que ser estimulado a conhecer a si mesmo. Entrando neste aspecto a escola com papel fundamental de suprir as necessidades de reflexão, estimulando o diálogo para que se desenvolvam habilidades que os ajudem na escolha e orientação profissional, a reflexão além de difundir o conhecimento de uma maneira melhor, ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes, aliás, a forma de raciocínio dos alunos nem sempre serão os mesmos, estimular o diálogo em grupo, é uma forma de socialização muito valiosa.

Palavras-chave: 1. Adolescência. 2. Identidade. 3. Reflexão.

ABSTRACT

Adolescence, development process with mental and biological changes in a ceaseless search for its own identity, in which young people seek other references beyond the family, teachers are important people for them to identify, even for strong interaction in this sense having a substantial involvement in the process, making it difficult not only for those who live and for everyone around. Creating behaviors with new experiences, having to be encouraged to know yourself. Entering this thing to school with fundamental role to meet the needs reflection, encouraging dialogue to develop skills that help them in choosing and career guidance, reflection as well as disseminating knowledge in a better way, help in developing important skills Moreover, the way of thinking of the students will not always be the same, encourage group dialogue, is a form of very valuable socialization.

Key Words: 1. Adolescence. 2. Identity. 3. Reflection. 4. Students

1 INTRODUÇÃO

Tratar de adolescência nunca foi um assunto fácil de lidar, tratando especialmente de um momento de mudanças; em sua definição vamos notar uma dupla origem no qual analisa o processo de crescimento no modo literal físico e no desenvolvimento psíquico social, com o adoecer de sofrimento emocional.

São vários os fatores que vem a encaixar no desenvolvimento do ser, pois nesse período são tomadas muitas decisões, que serão relevantes por toda vida. Um conjunto de fatores formam o meio psicossocial, e diante de tanta influência o adolescente vem a se desenvolver, sendo assim observada claramente como tudo que o cerca vem a influenciar em sua formação, e consequentemente sua vida.

Aguiar e Conceição (2009) relatam que muitos jovens tentam associar o vestibular a um rito de passagem, sendo questionado por muitos autores porque se trata de uma oportunidade que exclui a maioria dos sujeitos que a experimentam. Jovens estão pedindo ajuda para que sejam vistos em suas necessidades e sofrimentos, para além do rótulo de adolescente problemático, mas sim como alguém que deseja apoio e suporte para crescer. Cabe destacar que, apesar de a maioria dos alunos fazerem referências à universidade em suas respostas, alguns tinham como expectativa simplesmente passar de ano.

Todos sentem e vivenciam esta etapa, muitas vezes se identificando ou não; é dado momento que nos questionamos de supostos comportamentos, tais como a que ponto chega a influencia da família na escolha profissional, como a escola lida e tem dado suporte a estes jovens, enfim como tem proporcionado um ambiente favorável ou não a escolha de um futuro.

2 METODOLOGIA

Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa descritiva-bibliográfica, por recorrer ao uso de materiais, como livros, revistas, artigos, além de pesquisas em sites especializados, também ex post facto, pois observam-se variáveis não controláveis de um fato, analisando-se os possíveis resultados. Já quanto aos fins é quantitativa, pois requer a demonstração dos dados de forma estatística e rigorosa, esses dados serão tabulados e demonstrados em gráficos.

A amostra foi composta por 98 alunos de quatro salas do 9º ano, da Escola Odorico Leocácio da Rosa, período matutino, com idades compreendidas entre os 12 e aos 15 anos. Destes, 41 eram do sexo feminino e 57 era do sexo masculino.

Instrumentos

Foi utilizado um questionário montado a partir de pesquisas bibliográficas, com dez perguntas, tendo como objetivo quantificar o preparo educacional e vocacional da amostra escolhida para análise. O critério escolhido para sintetizar os questionários foi o de aplicabilidade geral, ou seja, não foram neste questionário questões de caráter muito específico.  

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4

5

6

7

Desenvolver a parte teórica planejada na matriz analítica(sumário provisório)

8 RESULTADOS

Os gráficos apresentando os dados coletados

Os resultados devem estar organizados de acordo com a proposta metodológica e sua interpretação coerente aos objetivos apresentados;

9 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Origem da Palavra Adolescência

Segundo OUTEIRAL (Adolescer, p.04) a palavra “adolescência” tem duas derivações, vindo do latim ad (a, para) e olescer (crescer), definição de condição ou processo de crescimento, em síntese o indivíduo apto a crescer. Adolescência também se procede de adolescer, vinda da palavra adoecer, “não sendo apenas no sentido corporal, mas também psíquico e para adoecer em termos de sofrimento emocional, com as transformações biológicas e mentais que operam nesta faixa da vida”.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com