TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Arzeno - Esquizoanálise

Por:   •  9/12/2017  •  Resenha  •  4.690 Palavras (19 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 19

ARZENO, Maria Esther Garcia. Psicodiagnóstico Clínico: Novas contribuições.

Artmed.1995.

Introdução - O livro tem 20 capítulos e abordarei brevemente do primeiro ao oitavo.

                    - Faltarão o nono ( Testes Projetivos Gráficos)  e do décimo quinto ao vigésimo.( Entrevista Familiar, Estudo do Material Coletado, Considerações sobre a Entrevista de Devolução, Informe Psicodiagnóstico, Exemplos de Psicodiagnóstico e a Relação com outras áreas de aplicação)

                    - Os capítulos dez ao quatorze não serão fichados pois especificam os testes já mencionados no capítulo oito.

Primeiro Capítulo- “O Psicodiagnóstico Clínico na Atualidade”

- Aponta para a necessidade de revalorização da etapa diagnóstica no trabalho clínico e que o bom diagnóstico clínico está na base da orientação vocacional, do trabalho, como perito forenses e trabalhistas.

- O psicodiagnóstico implica automaticamente a administração de testes e irá contribuir para a realização de diagnóstico psicológico o mais preciso possível. Destaca a importância desta precisão pelos seguintes motivos: para saber o que ocorre e suas causas de forma atender o pedido inicial da consulta, proteger o psicólogo nos sentidos ético e clínico, ou seja, para evitar posturas ingênuas e onipotentes e para proteger-se de situações que está comprometendo-se a fazer algo que não sabe exatamente o que é.

- Finalidades do Psicodiagnóstico: 1)Diagnóstico, 2)Avaliação do Tratamento, 3)Como meio de comunicação,4) Investigação.

1) Diagnóstico- Explicar o que ocorre para além do que o paciente pode dizer conscientemente.

Utilizar a primeira entrevista para realização de hipóteses iniciais e considerar que tanto as entrevistas quanto os testes não são infalíveis mas se forem utilizados de forma complementar há uma margem de segurança maior para chegar a um diagnóstico correto. Diferentes instrumentos diagnósticos permitem estudar o paciente por diversas vias de comunicação. A bateria de testes deve incluir instrumentos que permitam ao máximo a projeção de si mesmo. A relação de transferência e contratransferência deve ser levada em consideração para o diagnóstico e deve ser registrada pelo psicólogo. O processo se extende entre 3 e 5 entrevistas.  Pode ser usada- para dúvidas diagnósticas, dúvidas em relação ao tipo de tratamento aconselhável, e outros prescindem totalmente do psicodiagnóstico.

2) Avaliação do Tratamento-  Avaliar o andamento do tratamento e consiste em aplicar novamente a mesma bateria de testes aplicados na primeira ocasião.

Se houver suspeita que o paciente lembre o que fez na bateria de testes, criar uma bateria paralela selecionando testes equivalentes. Possibilita: 1- apreciar os avanços terapêuticos de forma objetiva, 2- serve para planejar a alta, 3- descobrir o motivo de um impasse no tratamento e facilitar que paciente e terapeuta falem sobre isso, 4- esclarecer informações que paciente e terapeuta têm disparidade de opiniões.

Em tratamentos particulares: psicólogo decide o momento de realizar a reavaliação

Em Instituições Públicas ou privadas: elas estabelecem os critérios que devem ser levados em consideração.

3) Como meio de comunicação- Favorecer que pacientes que têm dificuldade de comunicação se expressem ou utilizar com crianças que ainda não podem falar. Favorecer a comunicação é favorecer a tomada de insight , contribuir para que aquele que consulta adquira consciência suficiente do sofrimento para aceitar a cooperar na consulta, assim como provoca a perda de inibição possibilitando um comportamento mais natural.

4) Na Investigação- Tem dois objetivos: a criação de novos instrumentos de exploração da personalidade que podem ser incluídos na tarefa diagnóstica e planejar a investigação para o estudo de uma determinada patologia.

O que o Psicodiagnóstico inclui?

- Entrevistas Iniciais

-Testes

-A hora do jogo com crianças

- Entrevistas Familiares-

-Entrevistas Vinculares

Obs: As Entrevistas Familiares e Vinculares são importantes para decidir entre a recomendação de um tratamento individual, vincular ou familar.

Exemplos: Se uma pessoa não tolera a entrevista aberta e prefere inquérito pautado , esta pessoa trabalhará melhor com uma terapia cara a cara na qual se combinem interpretações cautelosas com sugestões e alguns direcionamentos.

Testes que servem para avaliar a capacidade de agrupamento ou não de um indivíduo, ou como irá funcionar em um grupo em formação: Teste do casal em Interação (TPI) do psicólogo Rosário, Luis Júri e o Teste Cinético da Família de Renata Frank e o teste de Rorschach com a técnica do consenso.

Quando é indicado a terapia individual ou a terapia em grupo?

- Quando as dificuldades situam-se na relação do indivíduo com os demais pareso mais indicado é recomendar uma terapia grupal.

- Quando o conflito está mais centralizado no intrapsíquico, o mais adequado é a terapia individual.

- O teste de Phillipson- se a produção for boa comprovaria a suspeita de que uma terapia de grupo seria adequada enquanto que se o paciente se desarticula nas lâminas sofre impactos, as nega ou distorce a produção, haveria que pensar que a terapia de grupo aumentaria a sua angústia.

Capítulo 1- Objetivos e Etapas do Processo Psicodiagnóstico

 O Psicodiagnóstico é um estudo profundo a personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico. Quando o objetivo é outro o psicodiagnóstico é anterior e serve de base para as conclusões necessárias nessas áreas (trabalhista, educacional, forense etc).

O contexto sócio-cultural e familiar deve ocupar um lugar importante no estudo a personalidade de um indivíduo já que é de onde ele provém.

O estudo da personalidade é na realidade um estudo de pelo menos três gerações que se desenvolveram num determinado contexto étnico-sócio-cultural.

Antes de começar o psicodiagnóstico o psicólogo deve esclarecer com o manifestante o motivo manifesto e mais consciente do estudo e intuir qual seria o motivo latente. Não iniciar a tarefa se o consultante disser que está ali por mera curiosidade que isso se refletirá negativamente no momento de devolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com